Início Opinião Correio Leitores Perante mais um anúncio sobre o novo Hospital do Oeste o PCP reafirma: o que é preciso é construí-lo.

Perante mais um anúncio sobre o novo Hospital do Oeste o PCP reafirma: o que é preciso é construí-lo.

0

O Ministro da Saúde anunciou esta semana que a localização do novo Hospital do Oeste será no concelho do Bombarral. O Ministro das Saúde não deixou claras, no entanto, as medidas para a sua concretização, designadamente quanto à decisão no Conselho de Ministros e ao Orçamento do Estado para garantir a sua construção e gestão públicas, pois só essas darão resposta às necessidades da população.

  1. A Construção de um novo Hospital na Região Oeste é uma urgência para as populações que há mais de duas décadas aguardam solução que tem sido sucessivamente adiada pelos governos PS e PSD. Esta semana o Governo fez mais um anúncio sobre o Hospital do Oeste, mas que necessita ser acompanhado por medidas concretas que garantam a sua concretização nos moldes necessários à efectiva solução dos problemas das populações. As populações do Oeste têm uma vasta e negativa experiência em ouvir sucessivos anúncios do Governo sobre investimentos estruturais que se arrastam na sua realização como é bem patente no caso da modernização da linha do Oeste que continua por concretizar.

 

  1. Como o PCP tem afirmado é urgente a construção e funcionamento de uma unidade com mais de 400 camas, que alargue as especialidades/valências existentes e garanta capacidade de internamento não existente para várias especialidades. A construção do novo Hospital tem de ser acompanhada pela intervenção nas instalações do actual Centro Hospitalar, bem como o reforço dos cuidados de saúde designadamente primários e de retaguarda entre outras necessidades.

 

  1. Quanto ao modelo de construção e gestão, o PCP reafirma a importância de se garantir a construção e gestão públicas – com autonomia, com a participação dos utentes e profissionais – em vez de se promover mais uma Parceria Pública Privada – PPP, que PS, PSD, Chega e IL querem Para o PCP, a construção do novo hospital do Oeste é para servir as populações e não para alimentar mais um negócio em benefício dos grupos privados que já absorvem quase metade da despesa do País com cuidados de saúde.

 

  1. O PCP relembra que, para lá da construção do novo Hospital do Oeste, é preciso dar resposta à necessidade de atrair e fixar médicos, enfermeiros, técnicos e outros trabalhadores, o que exige medidas de fundo – designadamente a valorização dos salários, das carreiras e profissões.

 

  1. O PCP continuará a intervir e a exigir a concretização da construção do novo Hospital do Oeste na atual legislatura.

 

29 de Junho de 2023

O Gabinete de Imprensa da DORLei

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

DIRECÇÃO DA ORGANIZAÇÃO REGIONAL DE LEIRIA

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.