Esperamos que a conferência tivesse alertado para os Direitos da Pessoa Idosa e as problemáticas subjacentes.
E que todos se sintam mobilizados para fazer valer os Direitos da Pessoa Idosa e que tenham o compromisso e a ambição de investir na inovação social pelos Direitos da Pessoa Idosa.
Temos desafios pela frente, é preciso adaptar a responsabilidade social aos novos desafios da sociedade. “A Construção de um mundo melhor para a Pessoa Idosa” e um “novo paradigma dos Direitos da Pessoa Idosa”
Por isso, temos de denunciar, assumindo a responsabilidade que nos cabe, não são apenas os políticos e os responsáveis.
Todos nós temos de actuar, assumindo a responsabilidade de agir, temos de actuar de modo a acabar com a violência contra os Idosos. Não podemos aceitar que se pratiquem violações aos seus mais elementares Direitos. Para isso temos de criar Conselhos Locais para Protecção do Superior Interesse da Pessoa Idosa.
É urgente, porque os princípios e valores inscritos na Declaração Universal dos Direitos do Homem não são respeitados.
Assumir contribuir para a divulgação dos Direitos da Pessoa Idosa é denunciar as práticas anti-humanas que se praticam com Idosos é um desafio que se coloca à Inovação Social do Séc. XXI, deste modo a Comissão do CLPSIPI.
Deparamo-nos com forças de violência que provocam terríveis sofrimentos.
Total ausência de escrúpulos são a causa do sofrimento de Idosos ao longo de anos. Há que pôr cobro a tanta chacina, tanta destruição física e mental.
Afinal devia ser o ser humano o centro de todas as preocupações.
É a todos nós que é colocado o desafio dos princípios humanistas e republicanos e exigir uma nova revolução ética por um mundo onde a Pessoa Idosa tenha direitos.
Um mundo melhor onde os Conselhos Locais para a Protecção do Superior Interesse da Pessoa Idosa, sejam uma realidade.
É por acreditarmos neste mundo melhor e na força dos homens que nos sentimos honrados por realizar esta conferência em prol dos Direitos da Pessoa Idosa.
Esperamos que todos nós juntos possamos mobilizar a sociedade civil, para a constituição de Conselhos Locais para a Protecção do Superior Interesse da Pessoa Idosa, para que os Idosos possam viver com dignidade e se consigam libertar de todas as formas de opressão e violência.
Laura Martinho
































