Na atualidade, as organizações encontram-se inseridas em ambientes extremamente competitivos e dinâmicos. A globalização, e consequente abertura dos mercados, culminam numa agressiva e permanente competição. Esta “corrida”, implica um ritmo diário, uma resposta no timing correto e uma atenção essencial aos seus recursos humanos. Por muito que exista evolução tecnológica o fator humano, é aquele que implica uma gestão mais cuidadosa e estratégica. Cada individuo representa um desafio para as chefias. A forma como se comunica poderá não ser interpretada da mesma forma por todos, e aqui poderíamos adicionar fatores como traços de personalidade, experiências, entre outros.
Muitas vezes grande parte dos problemas organizacionais são decorrentes de falhas na comunicação. Estas situações geram mal-entendidos, impactando no bom ambiente e produtividade da empresa. É sabido que a produtividade, a coesão, o compromisso, a identificação dos trabalhadores, são indicadores essenciais para a saúde da organização. Contudo, é importante compreender que um dos pontos chave é uma boa comunicação interna.
Não podemos esquecer que as falhas de comunicação existem, e que assim que detetadas, deve esclarecer-se qual a origem das mesmas, qual a resolução da situação e como a ultrapassar em situações futuras. É importante incentivar para que haja uma comunicação interna fluída, onde não são guardadas dúvidas, ressentimentos ou sugestões. Uma comunicação direta e clara, permite também que os trabalhadores sintam que são ouvidos, compreendendo quais as suas motivações, aumentando o sentimento de pertença do trabalhador e consequentemente fomentando um bom ambiente de trabalho e produtividade.
Para que seja mantida uma boa comunicação interna a informação divulgada deverá ser acessível e facilmente compreendida por todos. Apesar das formas mais comuns de comunicar nas organizações serem através de email, ou outros canais de comunicação, importa salientar que deverá ser sempre que possível privilegiada a comunicação verbal. Atualmente, são utilizadas atividades em grupo, de caracter lúdico e interativo, que podem ter vários objetivos estratégicos para as organizações nomeadamente promoção de uma melhor comunicação, o fortalecimento das equipas de trabalho, fortalecimento de resultados, por forma a fazer um melhor uso das forças individuais e coletivas, reforço do trabalho de equipa, entre outros. ■
Comunicação Interna – A chave para o sucesso?
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