Comissão investe 15,7 milhões de euros no Data Center de Nova Geração da Covilhã

0
607

A Comissão Europeia aprovou o grande projeto relativo ao Data Center de Nova Geração da Covilhã, em Portugal, que envolve quase 59 milhões de euros, dos quais 15,7 milhões são assegurados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
O projeto diz respeito à conceção e à construção do centro de suporte operacional e do primeiro módulo técnico do Data Center que estarão na vanguarda da alta tecnologia e da eficiência energética.
A Comissária da Política Regional, Corina Cretu, afirmou: «Este projeto dará um contributo muito importante para o reforço da posição de Portugal no setor das altas tecnologias e da competitividade da economia nacional. O Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional tem por objetivo acompanhar os Estados-Membros na transição para uma economia baseada no conhecimento. Espero poder vir a assistir ao lançamento de mais projetos como este no futuro.»
Nesta fase, o Centro tem capacidade para acolher a instalação de 10 000 servidores ligados à rede de fibra ótica de alta velocidade. Espera-se que venha a criar diretamente 86 novos postos de trabalho e outros 500 de forma indireta.
Este grande projeto é cofinanciado ao abrigo do período de programação 2007-2013. Nesse período, Portugal recebeu 21,5 mil milhões de euros de fundos da política de coesão e, no período de 2014-2020, deverá poder contar com 21,46 mil milhões de euros.
Mais informações:
«Grandes Projetos» financiados pela UE

Política de Coesão da UE em Portugal (2007-2013)

Política de Coesão da UE e Portugal (2014-2020)

- publicidade -

Política de Coesão da UE (2014-2020)

Twitter:@EU_Regional, @CorinaCretuEU, #ESIF , #CohesionPolicy

Representação da Comissão Europeia em Portugal

- publicidade -