Filipe Alves
Diretor do Diário de Notícias
A Gazeta das Caldas está de parabéns e o Diário de Notícias associa-se às comemorações do seu centenário, com os mais sinceros parabéns e votos de que continue a servir os seus leitores e a sua região com o jornalismo de qualidade e de proximidade que a têm distinguido desde a sua fundação.
A Gazeta das Caldas é a prova de que o jornalismo tem futuro, quando existe para servir a sua comunidade com informação que faz a diferença. Numa altura em que o sector atravessa múltiplos desafios, a existência de um órgão de comunicação com a presença, o papel e a relevância da Gazeta das Caldas dá-nos esperança em relação ao futuro da imprensa.
O estatuto editorial da Gazeta das Caldas, publicado pela primeira vez em 1925, permanece muito atual. Em poucas linhas, diz tudo o que é realmente importante quando falamos de jornalismo, o que certamente ajuda a explicar a longevidade do vosso jornal. Destaco esta passagem: “Livre, em absoluto, de toda a política de partidarismos, procurará servir os interesses da região, chamando a si todas as ideias, venham de onde vierem, que concorram para o seu progresso incessante. Não nos movem inimizades, não nos sacodem vaidosos desejos de grandeza. Estamos convencidos de que, com a nossa presença preenchemos uma lacuna”.
Nestas palavras encontramos jornalismo em estado puro, que existe para produzir informação que faz a diferença nas vidas das pessoas, para que possam fazer escolhas informadas e esclarecidas, contribuindo assim para o progresso da sua região. Jornalismo que procura chegar o mais perto possível da Verdade e que vai ao encontro de uma necessidade real que existe em todas as sociedades humanas, de ser informado com objetividade e rigor.
Jornalismo desta qualidade terá sempre futuro e desejo muito sucesso à Gazeta das Caldas, a toda a sua equipa e aos seus leitores.

































