Então o Sr. Zé não acreditava na golada redentora (Gazeta de 15/7/16) que nos colocaria a par do ‘resto europeu’, ‘cumpridor e austero’? Pouca é a fé, Sr. Zé! Mas… estremeceu de emoção com a inconveniente ferida na perninha do Comendador Ronaldo, no penúltimo segundo do jogo. E só com um golo, Sr. Zé! Tão simples! Sem recorrer a Inquisições, a Guerras Coloniais, a ditaduras. Sem o Durão da Europa doutrinária. Mas, oh Sr. Zé, ‘nós’ não estamos na Europa? Essa de convidar as multas e penalizações e salários tão mínimos que só aumentam o fosso com os máximos, é forte! O tal golo, mesmo a cheirar a rosas, não vai chegar, pois não?
Então, Sr. Zé, não leu a página 18 (15/7/16) até ao fim? Com o título “Associação é uma Segunda Junta” poderia ter-se informado sobre os “vazos comunicantes”, os “esquemas utilizados”, à escala concelhia, pelas “empresas municipais” (Culturcaldas, ADY, ADIO, Colégios, Fundações, etc. etc.) das quais os contribuintes continuam a pagar os ‘buracos’ sem fundo, causados pelas más decisões do executivo camarário? Então, Sr. Zé, não se lembra do ‘buraco’ Expoeste e da notável peça de jornalismo investigativo do seu jornal, a Gazeta de 11 de Outubro 2013 – com honras de 1ª página e fundo amarelo? É que foram 340 mil euros, Sr. Zé! E os 26 mil euros do ‘buraco’ Centro de Juventude? E os ‘buracos’ dos Colégios/Associações?
Esburacados que estamos todos e – como diria a nossa Deolinda – que parvos que somos!
Então não aprova “discursos moralizadores” e acha que os partidos não os têm? Então não aprova o “despojamento do poder” nem a “boa vontade de trabalhar para a sua/nossa terra? Já sem falar da “boa popularidade por resolver os problemas da freguesia”? E o “exercício da cidadania” (já às Gaeiras basta a visita do treinador?)
Mas ainda vai a tempo de reler a tal página (Gazeta 15/7/16) e prepare-se para desancar os alegados culpados dos tais ‘buracos’ que já eram, ao tempo do anterior executivo, do domínio público! E mais, Sr. Zé, não aprove o flagrante conflito de Interesses que representa a auditoria às contas da Junta da Foz do Arelho por Filipe Mateus (PSD), escolhida pelo presidente da Assembleia da Freguesia, Artur Correia, também do PSD (Gazeta 29/7/16). Tudo isto lhe cheira mal e a nós também! Que parvos que somos!
Na ausência de uma auditoria ‘verdadeiramente independente’, o povo a que também pertence, Sr. Zé, recomenda um Inquérito Policial. Isto, claro, depois da completa recuperação da eleita (?) e secretária que, certamente, vai poder iluminar os tais ‘buracos’ negros pois está em funções desde o anterior executivo. Tem muita razão ao apertar o seu nariz sensível. Só 9 fregueses dos 1.400 habitantes vieram à reunião pública! Não pode ser desinteresse pois têm aprovado o trabalho do executivo vigente. Não será antes falta de confiança na Assembleia por tomar decisões tão contrárias aos interesses de todos? Pense bem, Sr. Zé Povinho e leia atentamente a informação do seu próprio jornal e então aperte o nariz na altura própria. É que é um privilégio a cátedra que ocupa todas as semanas. Não vá termos que apertar o nariz ao lermos a sua ‘Semana’.
Margarida Mauperrin
































