Caldas manchada pelo sangue de animais inocentes

0
538

A mui nobre localidade das Caldas da Rainha, que bem conheço e em boa conta tinha, deixou-se manchar pelo sangue de animais inocentes que, sem serem ouvidos nem achados, se viram encurralados e acuados numa mal amanhada praça de touros (lugar infame) que mais faz lembrar os igualmente manchados de sangue, circos do velho império romano.
E é assim, com crueldade e sofrimento gratuito que a população se diverte, isto porque há sempre gente para tudo, nós sabemos.
No passado havia quem disputasse o melhor lugar para assistir aos autos de fé em que se queimavam pessoas vivas, ou então junto aos patíbulos onde se executava a pena de morte (que por sinal ao ser abolida nos colocou na vanguarda dos países civilizados da época). Longe vão esses tempos, mas as vontades em Portugal parecem querer regredir, recuar aos mais ancestrais e bárbaros divertimentos.
A compaixão passou a palavra vã e a da empatia nem se conhece o significado.
Talvez seja adequado educar assim as gentes pois que, piores tempos se avizinham e melhor será sermos mais insensíveis à dor alheia.
Os defensores da abolição não defendem interesses instalados, não buscam dinheiro nem fama, muito pelo contrário, apenas tentam falar pelos que não têm voz.

Maria Teresa Silva

- publicidade -