Início Opinião Correio Leitores “Bombarral recebe representante do ditador Obiang”

“Bombarral recebe representante do ditador Obiang”

0

José Manuel Gonçalves Vieira, presidente da Câmara Municipal do Bombarral, vem por este meio exercer o seu legítimo direito de resposta à publicação da edição de 4 de Novembro de 2016, da Gazeta das Caldas, no que diz respeito ao artigo de capa “Bombarral recebe representante do ditador Obiang”, com continuidade na página 3, sob o mesmo título, com a assinatura do jornalista e Diretor-Adjunto, Carlos Cipriano que remete a sua notícia para uma coluna depreciativa, na contracapa, denominada “A Semana do Zé Povinho”, da responsabilidade do Diretor, José Luiz Silva.
Começa o referido artigo por afirmar que “a Câmara do Bombarral recebeu a visita do embaixador da Guiné Equatorial junto da CPLP”, entidade reconhecida como legítimo representante daquele país, pelo Governo de Portugal e apresentado com o título em capa, como “representante do ditador Obiang” que “esteve também no Agrupamento de Escolas Fernão do Pó”.
Independentemente da apreciação feita, a verdadeira notícia é que a comitiva da Guiné Equatorial visitou o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó e não a Câmara Municipal, em visita, na qual participou o Presidente da Câmara, a convite dos promotores, tendo este encontro como finalidade recuperar a história do navegador português, Fernão do Pó que descobriu a ilha onde se localiza hoje a capital da Guiné Equatorial.
O acolhimento dos representantes deste país que detém o estatuto de membro oficial da CPLP, foi feito por parte da direção do Agrupamento e do Presidente da Câmara, com o respeito institucional que tal visita impõe e com os discursos centrados no principal tema em questão, no âmbito das relações culturais entre ambos os povos.
Se o jornalista optou por centrar o seu relato no regime político do país visitante e em matérias tão importantes quanto a dos Direitos Humanos, essa é uma posição com a qual não discordaríamos, não fora a postura abusiva e atentatória contra os representantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó e do Município do Bombarral, insinuando que ambas as entidades compactuam, com o seu silêncio sobre a matéria, com práticas de atentados à democracia, liberdade e direitos humanos.
Quanto à matéria de facto que mereça ser criticada e até repudiada, tanto o Presidente da Câmara do Bombarral, como seguramente o Diretor do Agrupamento de Escolas, saberão estar na linha da frente e nos sítios e momentos certos, para fazer aquilo que os senhores jornalistas devem fazer, sem ser a reboque de uma visita institucional que ocorreu num concelho do oeste que quer alargar os seus horizontes de diálogo, com todos os povos em geral.
Face ao exposto pretende-se que fique bem esclarecida a posição assumida pelo Município do Bombarral no que se refere à presença do seu Presidente, num evento de natureza marcadamente cultural, publicando-se esta nota ao abrigo do direito de resposta.

José Luís Vieira
Presidente da Câmara do Bombarral

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.