Início Opinião Correio Leitores Aves diferentes, o mesmo destino: a extinção

Aves diferentes, o mesmo destino: a extinção

0
Aves diferentes, o mesmo destino: a extinção

Gazeta das CaldasA perdiz vermelha
A nossa região é uma das poucas do nosso Planeta onde esta maravilhosa ave ainda existe pura no estado selvagem, mas, por mal dos nossos pecados, está em vias de deixar de o ser. A perdiz passa todo o tempo no solo, onde nidifica e está sujeita a inúmeros predadores naturais. Acresce a este facto o ser muito cobiçada como trofeu de caça. Circulam rumores preocupantes para a esmagadora maioria da população residente que adora observar as perdizes no campo, nesta freguesia de Salir de Matos, de que vai ser dada autorização aos caçadores para abaterem as já muito poucas perdizes que aqui povoam uma pequena área denominada santuário de perdizes. Como soi dizer, isto é coisa que nem ao diabo lembra: será que as entidades a quem compete regular a actividade cinegética confiaram à raposa a guarda do galinheiro ?…

Gazeta das CaldasA rola comum
Desabrocham as flores, zumbem as abelhas, chilreiam os passarinhos… É o anúncio da chegada da Primavera!… Desperta do seu sono de Inverno, a Natureza prepara-se para a renovação: Perfumada e colorida, em todo o seu esplendor, é mais atraente, acolhedora e deslumbrante!…
Desde tempos imemoriais que, nesta época do ano, vindas das bandas do Sul, chegam aves migratórias para procriar nesta terra que também é sua. Segundo o que ao longo dos anos me tem sido dado observar: primeiro a andorinha; depois o cuco;… finalmente, a rola comum.
As aves migratórias voltam sempre ao local onde nasceram. Se não as deixarmos ir outras não voltarão. Por mal dos nossos pecados, aqui e agora, é precisamente o que está acontecendo à rola comum.
Nesta freguesia de Salir de Matos, concelho de Caldas da Rainha, todas as manhãs do dia 15 de Agosto de cada ano, a população residente é acordada por um tiroteio ensurdecedor. É o dia da abertura de caça à rola. É já difícil compreender contra que alvos esses tiros são disparados, porque a rola comum aqui é já uma raridade. Mas lá diz o pescador: tudo o que vier à rede é peixe.

José Inácio Sobrinho

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.