Início Opinião Correio Leitores Associação de Pais do Centro Social Paroquial de Caldas da Rainha

Associação de Pais do Centro Social Paroquial de Caldas da Rainha

0
Associação de Pais do Centro Social Paroquial de Caldas da Rainha

Após terem sido publicados os Estatutos da Associação de Pais e Encarregados de Educação, do Centro Social Paroquial de Caldas da Rainha, procedeu-se, tal como o planeado, no início do ano letivo 2016/2017, à eleição para os seus Órgãos Sociais. Tal como consta nos Estatutos, são três os Órgãos que compõem a Associação: A Direção; A Mesa da Assembleia Geral; E o Conselho Fiscal. A Direção é formada por Rui Calisto, Rui Tavares, Ricardo Gomes, David Castro, e Cristina Medalha. Da Mesa da Assembleia fazem parte: Ricardo Gomes, Isabel Alves Pinto, Rui Ribas, Márcia de Carvalho e Jéssica das Neves. O Concelho Fiscal é integrado por: Célia Roque, Luís Costuras e Andreia Albuquerque. No desenvolvimento da sua atividade, a Associação pretende cooperar com o estabelecimento escolar, na promoção e defesa do desenvolvimento integral de todas as crianças. Foi nesse contexto de colaboração e proximidade que aconteceu, no dia 19 de outubro, a primeira reunião entre os dois Organismos. Nessa reunião ficou claro que, ambas as partes, valorizam e defendem o projeto educativo existente, mas que isso não lhes tolda a capacidade de reconhecerem que ainda existe possibilidade de melhorar.  Pois, e como começou por referir o presidente da Associação de Pais, Rui Calisto, “Os elementos da Associação acreditam que esta é a melhor escola da região, é, por isso, que matricularam cá os filhos. No entanto, em prol do desenvolvimento integral das nossas crianças, podemos ajudar, a instituição, a alterar algumas situações e a melhorar outras, por forma a fazer desta escola um espaço de felicidade para os mais pequenos e para todos os que aqui trabalham”. O presidente da Direção do Centro Social e Paroquial, Padre Joaquim Pedro, numa manifestação clara de que, naquele local, as pessoas, sejam utentes ou funcionários, são valorizadas, afirmou que: “A escola é recente, mas tem feito um belo trabalho porque conta com uma boa equipa”. A criação do 1.º Ciclo do Ensino básico é, de facto, recente, mas podemos encontrar os antecedentes, do Centro, em 1959, altura em que, a Igreja Paroquial, iniciou uma obra de âmbito social vocacionada para o apoio à infância e juventude.
Em 1980, a instituição passou a designar-se de Centro Social Paroquial de Caldas da Rainha, nome que mantém até hoje. A 30 de outubro, de 1993, instalou-se na chamada “Casa Cor-de-Rosa”, situada na Rua Columbano Bordalo Pinheiro. Foi nesse local que, em 2011, deu início ao funcionamento do 1.º ciclo do ensino básico. Esta vertente de escola primária é completamente privada, não tendo, por isso, desde a sua criação, recebido qualquer apoio estatal, mas os valores, pelos quais se rege a sua fundação e funcionamento, são os mesmos que têm orientado toda a atividade do Centro, valores que fazem com que, a educação, seja encarada como um elemento potenciador da promoção de um conceito unitário e global da pessoa humana e respeito pela sua dignidade.
Esta mesma visão, de que a educação é fator essencial de valorização da pessoa humana, pode ser encontrada nos artigos 13 e 14, do documento internacional considerado referência na área dos direitos económicos, sociais e culturais (PIDESC). Conforme pode ler-se no 1.º parágrafo do Comentário Geral 13, do Comité dos Direitos Económicos Sociais e Culturais, (Comentário Geral que interpreta o artigo 13 do PIDESC), “A educação é um direito humano por si só e um meio indispensável para a realização de outros direitos humanos”. De facto, como direito do âmbito da autonomia da pessoa, a educação apresenta-se como um fator decisivo da democracia, permitindo que, cada um, possa ter um papel mais ativo e determinante nas comunidades onde se insere. Tanto a Associação de Pais como o Centro Social Paroquial subscrevem a visão inscrita no Comentário Geral acabado de referir, é por isso que se comprometem a trabalhar em conjunto para a concretização de um grande objetivo comum: o desenvolvimento pleno da personalidade de todas as crianças que frequentam aquela escola.

Isabel Alves Pinto

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.