Dirijo-me a V. Exas. visto que sou uma cidadã das Caldas da Rainha, aqui nasci e aqui vivo. Como já tenho alguma idade avançada, impressiono-me com facilidade e como gosto da minha Terra, quando genericamente passeio pelas ruas, verifico que grande parte delas apresentam sujidade de toda a espécie, principalmente cócó de cães e lixo variado. Já me tem acontecido, sem querer, pisar o cócó dos cães, principalmente nas ruas menos modernas, como, por exemplo, a Rua dos Artistas e outras semelhantes. Isto além de haver ruas, como a Rua dos Artistas, cheias de beatas de cigarros, garrafas e latas de bebidas, copos de plástico de cerveja e outro tipo de lixo nas portas dos prédios, o que dá mau aspecto às ruas da cidade e é péssimo para a saúde pública, o que me entristece. Recordo anos atrás, em que a cidade, principalmente a rua dos Artistas, estava sempre limpa e bem apresentável.
A Rua dos Artistas é a mais suja das Calda da Rainha, em todos os aspectos, incluindo, por vezes, os carros mal estacionados, tapando a entrada das portas dos prédios, conforme eu já reparei.
Isto só demonstra que algumas pessoas de hoje não têm civismo nenhum, nem consideração, nem respeito pelos vizinhos.
Será que essas pessoas que deitam o lixo e as beatas dos cigarros para a rua e que não apanham o cócó dos seus cães, não têm caixotes do lixo, cinzeiros e sacos para apanhar o cócó dos seus cães em casa? Mas para difamarem a vida dos vizinhos com mentiras já têm esperteza e inteligência.
Eu etnho família a viver em Inglaterra e dá gosto e prazer passear nas ruas de Inglaterra. São ruas limpas. Nem um papel de rebuçado se vê no chão da ruas de Inglaterra.
Maria Lemos
































