As Operações de Apoio à Paz e Humanitárias

0
551

No passado dia 29 de maio de 2023, celebrou-se o “Dia das Operações de Paz e Humanitárias”, também conhecido como o “Dia Internacional dos Capacetes Azuis”, no Forte do Bom Sucesso/Museu do Combatente, em Belém, Lisboa. Este Dia foi declarado através da Resolução 57/129, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 11 de dezembro de 2002.
O Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas, presta homenagem à inestimável contribuição de mais de um milhão de homens e mulheres que serviram e servem enquanto soldados da paz da ONU e aos mais de 4200 que perderam a vida ao promover a estabilidade e a segurança em alguns dos lugares mais perigosos e vulneráveis do mundo, desde 1948.
O tema de 2023, ano em que se comemora o 75º aniversário das Forças de Manutenção de Paz, é «A paz começa comigo» e reconhece o serviço e o sacrifício das forças de manutenção da paz, passadas e presentes. Presta também homenagem à resiliência das comunidades que apoiam, que continuam a lutar pela paz apesar de inúmeros obstáculos.
As quase oito décadas de operações das Nações Unidas, demonstram que a manutenção da paz reduz a violência, contém guerras civis, permite identificar novas lideranças e incrementa as hipóteses de uma paz duradoura. A manutenção da paz é uma responsabilidade coletiva de todos os membros das Nações Unidas, que beneficia as nações e povos, e tem permitido a evolução do relacionamento entre todos os atores do xadrez mundial.
O Núcleo das Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes esteve representado na cerimónia evocativa, por dois membros da Direção, um dos quais Combatente da Guerra do Ultramar, em Angola, e outro Combatente das Operações de Apoio à Paz, da Bósnia e do Afeganistão. ■ A Direção Núcleo das Caldas da Rainha

- publicidade -