Alunos, professores e funcionários da Escola Secundária Raul Proença estão de parabéns

0
576

Aí estão, mais uma vez, os rankings dos exames nacionais e, como não podia deixar de ser, o destaque vai para a preponderância das escolas privadas nos lugares de topo. É por isso que se torna mais significativo o facto de ainda existirem escolas públicas a “remar contra a maré” como é o caso da Escola Secundária Raul Proença, a cujo quadro tenho o orgulho de pertencer e a cujo Conselho Geral tenho a honra de presidir.

Mais uma vez, no que concerne ao ensino secundário, a Escola Secundária Raul Proença ficou em 1º lugar no distrito de Leiria (dados do ranking elaborado pelo jornal Público na edição de 15/10/2011), o que só por si já seria um feito notável se tivermos em conta que, em termos de média global, só os distritos de Coimbra e Lisboa estão acima de Leiria. A nível nacional, entre mais de 600 escolas, a Raul Proença ficou na 54ª posição (48ª entre as que tiveram mais de 50 exames). Entre as escolas públicas, alcançou o 11º lugar, com a particularidade de, neste estrito lote, ser a que realizou mais exames nacionais (626). Curiosamente, o Colégio Rainha D. Leonor, também ficou em 54º lugar, mas apenas entre os privados (com 224 exames realizados).
A comparação com o Colégio Rainha D. Leonor é inevitável pois é a escola que, em termos de padrão de oferta educativa, concorre direta e localmente com a Escola Secundária Raul Proença. Pelo menos era assim até ao ano letivo 2010-2011 mas, com a recente aposta no ensino profissional por parte do Colégio, essa comparação pode deixar de fazer sentido. A Escola Secundária Raul Proença é, e muito provavelmente continuará a ser se não houver batota, uma escola predominantemente orientada para o prosseguimento de estudos.
Mas, se estes rankings têm sido globalmente bons para o nosso ego, também têm servido para evidenciar os aspetos em que é preciso melhorar. Assim, relativamente ao 3º ciclo do ensino básico, constata-se que há ainda muito para fazer, sendo no entanto de registar uma subida relativa (do 222º para o 143º lugar) e a 2ª posição alcançada entre as escolas do concelho de Caldas da Rainha.
Mais do que o resultado do ranking em si, o que é importante sublinhar é o facto dos resultados da Raul Proença serem consistentes ao longo de vários anos. E não se pense que tais resultados foram alcançados com base em pedagogias ao estilo “morangos com açúcar”, sem dúvida de grande efeito mediático mas que o tempo se encarregará de deitar para o caixote do lixo da educação. Na realidade, além de bons estudantes, bons professores e bons funcionários, que todas as escolas têm em maior ou menor proporção, o que acrescenta valor é uma consistente cultura de escola, clareza do projeto educativo e firmeza da liderança, gerando uma equilibrada mistura de liberdade com responsabilidade e exigência com criatividade.
Enquanto houver rankings não deixaremos de os ter em conta, no entanto, com ou sem rankings, apesar de não termos instalações vistosas nem nos podemos dar ao luxo de esbanjar o dinheiro dos contribuintes com outdoors espampanantes a anunciar cursos, podemos garantir aos encarregados de educação dos nossos alunos que poderão sempre contar com ensino público de qualidade na Escola Secundária Raul Proença.

Edgar Ximenes

Presidente do Conselho Geral da Escola Secundária Raul Proença

- publicidade -