Soubemos nos últimos dias das dificuldades que atravessam os produtores de Pera Rocha da nossa região para escoar a sua produção até um porto marítimo. Ao que parece as dificuldades prendem-se com a inexistência de contentores-gerador na frota da CP Carga. Este é o primeiro motivo de pasmo. Numa das notícias vem também a informação que apenas em Leiria podem movimentar-se contentores, o que obriga os exportadores a recorrer à camionagem para alcançar a estação de mercadorias da Bobadela, em Lisboa. Segundo motivo de pasmo. A conclusão de tanto pasmo junto é, não outra, que a inoperância da CP Carga, total falta de pro-actividade e desconhecimento absoluto do que é hoje em dia o transporte de mercadorias.
Comecemos pelo princípio, pela falta de contentores-gerador. Num tempo em que cada vez mais tipos de carga são transportados por caminho de ferro não é aceitável que um transportador não tenha capacidade para transportar produtos perecíveis devido à falta dum gerador que forneça electricidade aos contentores-frigorífico. Está precisamente aqui a demonstração da falta de pro-actividade desta transportadora na captação de novos mercados. É que os contentores-gerador usados para apoio ao transporte de pêra rocha do Bombarral para Sines podem ser usados para o transporte de carne do Alentejo para Lisboa e Porto, de legumes em geral daqui mesmo da região e outras ao longo de Portugal para todo o país, leite fresco e derivados de Norte a Sul, flores conforme necessário, enfim, em geral de toda a carga sensível à temperatura do transporte. Abrir-se-ia, portanto, para a CP um nicho de mercado que lhe permitia entrar na cadeia logística de abastecimento a supermercados e mercados abastecedores. Para além, claro, da cadeia logística da exportação de produtos com necessidade de frio como é o caso da Pera Rocha. A CP Carga não está interessada e aparentemente não quer estar. A Região Oeste exporta Pera todos os anos sensivelmente desde Agosto até à Primavera do ano seguinte num regime de 50 contentores de 40 pés semanais carregados com 22t. São mais de 1500 contentores por época numa época fraca como a deste ano. Mais de 30.000 toneladas! Uma carga cujo transporte, pelo seu volume, é precisamente uma das vocações do caminho de ferro. Mas a CP Carga não está interessada. Ou, claro, cabe também a opção de concluir que não sabe nem tem o know-how para levar a cabo, não apenas este transporte em particular, como também para estudar, avaliar e entrar no mercado do transporte de produtos refrigerados.
Posto isto passemos à movimentação de contentores. Dizer que apenas Leiria está apta a movimentar contentores desafia a imaginação. Já não estamos nos tempos em que as opções para movimentar carga eram reduzidas e, ou se tinha um pórtico de grande capacidade, ou nada. Há neste momento diversas soluções para a baldeação de contentores entre modos de transporte que podem ser deslocadas com relativa facilidade de local para local conforme as necessidades. Para este caso seria, aliás, possível e com grande facilidade fazer a carga até mesmo na estação do Bombarral (que tem condições aceitáveis para esse fim) recorrendo para isso a um empilhador igual aos encontrados em qualquer armazém, mas em ponto grande. É um equipamento capaz de carregar contentores de 40 pés com até 25t de carga. Têm estes empilhadores a vantagem adicional de poderem ser facilmente transportados por comboio para qualquer ponto da rede onde seja necessário o seu uso o que permite aumentar vastamente a abrangência territorial do caminho de ferro respondendo à sazonalidade da produção em diversos sítios. Na nossa região temos capacidade para o uso deste tipo de equipamento, desde logo, na estação do Bombarral. Mas também no Outeiro e nas Caldas da Rainha.
Concluindo, temos a falta de interesse da CP Carga que, dando o benefício da dúvida, atribuímos a falta de conhecimento da realidade actual do transporte de mercadorias. (…)
Rodrigo Vicente
NR – Gazeta das Caldas deu conhecimento desta carga à CP Carga, convidando-a a replicar, mas não obteve resposta.

































A CP Carga não tem quaisquer contentores!
Ponto final!
A CP Carga só faz o transporte.
Carregamento e descarregamento de contentores é com o cliente.
Caminhos de Ferro com esta funcionalidade o Pais dispensa…Estou em Inglaterra e em qualquer localidade cruzam-se dezenas de comboios de mercadorias e passageiros.Este é o segungo meio de transporte mercadorias mais utilizado em Inglaterra.Sera bom lembrar que a Inglaterra foi o pioneiro dos comboios. Nao consigo compreender como em Portugal os comboios sao tao desvalorizados e puco aproveitados…E uma tristeza as pessoas que estao á frente da CP sao uma cabeças de serradura que nao sabem mais.Venham aprender em Inglaterra…