Esta edição da Gazeta é dedicada às mulheres. É uma homenagem a todas as que se dedicam às suas profissões, às famílias e que se desdobram para responder às solicitações do quotidiano.
Nesta Gazeta não faltam exemplos de mulheres que se destacaram como a Rainha, fundadora da localidade.
É com a ajuda de Margarida Varela e de Isabel Xavier que percorremos a vida desta empreendedora que deixou obra e que ainda hoje inspira autores a criar objetos sobre ela como poderão conhecer nesta edição.
Além das investigadoras, a Gazeta convidou mais mulheres a colaborar neste número e conta, com orgulho, aos seus leitores que todas responderam “Sim!” ao desafio. A dupla de artistas plásticas Ana+Betânia, que têm oficina cerâmica nas Caldas contribuíram com ilustrações. Uma delas, sobre a fertilidade, foi a escolhida para a primeira página pela importância do tema. Desafiámos também a designer de moda caldense Joana Jordão para que imaginasse como seria a Rainha de hoje. A criadora vestiu-a de forma simples e muito elegante pois, na sua opinião, D. Leonor faria o que muitos oestinos fazem aos fins de semana: uma ida à Praça da Fruta.
Depois da conferência dedicada ao tema “A liderança no feminino” no passado sábado, onde foi estreado um documentário sobre as empresárias do Oeste, a Gazeta das Caldas continua a assinalar este dia, oferecendo histórias no feminino, desde a da única pescadora da Nazaré, à de uma realizadora de cinema que é coordenadora de curso na ESAD.
Conheça, ainda, a mulher que deixa o seu cargo na câmara municipal, após 46 anos de trabalho.
Um brinde a todas, selado com um muito obrigada pela a vossa colaboração. Quanto à luta pelos nossos direitos, já se sabe, é para continuar, sem esmorecer. ■
A luta é para continuar
- publicidade -
































