A importância do processo de Integração e Orientação dos trabalhadores

0
1109

Cristiana Gomes
HR Consultant

Imagine que tem uma empresa e contratou um novo trabalhador passou em todas as fases de recrutamento e seleção, tem bastante experiência, parece a pessoa ideal. Aparentemente vai tudo vai correr bem! Tendo todas estas características, deve começar desde logo a desempenhar funções?
De facto, quando se recruta alguém é porque existe essa necessidade, e o que se pretende é que o novo trabalhador comece desde logo a acrescentar valor à organização e a desempenhar as suas funções com qualidade e autonomia. Mas é possível?! Sim, é possível, mas não tão linear assim, há um processo que faz a diferença.
Então, por muito que a pessoa tenha experiência na área e conhecimentos específicos, iniciar funções numa nova empresa e sempre um desafio, cada empresa tem a sua política e não há organizações iguais, as pessoas são diferentes, os métodos de trabalho também o podem ser e por muito que a área de atuação seja simular existem sempre aspetos que devem ser analisados. Portanto, quando entra um novo trabalhador na empresa é fundamental existir um processo de integração.
Este processo tem um papel fundamental para a adaptação eficaz dos novos colaboradores ao ambiente de trabalho, vai para além de rotinas e apresentações Através deste processo, as empresas garantem que os recém-chegados compreendem a cultura organizacional e os procedimentos internos. Por norma é liderado pelo departamento de Recursos Humanos, no entanto, cada vez mais é relevante envolver todas as partes da empresa. Tem como principais objetivos a apresentação detalhada da empresa e da equipa.
Ao existir este acompanhamento inicial permite os novos colaboradores familiarizarem-se com a cultura e valores da empresa e cria um senso de pertença e confiança, fatores essenciais para a motivação no trabalho.
A orientação, por sua vez, permite que os novos colaboradores compreendam as suas funções e responsabilidades de forma clara e concisa. Ao receberem orientações contínuas, podem acelerar o processo de aprendizagem e contribuir de forma eficaz para os objetivos da empresa.
Estabelecer objetivos realistas e definir expectativas claras são elementos-chave neste processo.
Colaboradores que se sentem apoiados desde o início têm uma tendência maior a permanecer na empresa a longo prazo.
Em modo de conclusão, o processo integração e orientação dos trabalhadores é fundamental para o sucesso da empresa. Ao facilitar a adaptação dos novos colaboradores, promove-se um ambiente de trabalho saudável, produtivo e coeso, refletindo-se positivamente nos resultados globais da organização. Investir tempo e recursos nesta fase inicial resulta em benefícios a longo prazo para a organização, origina trabalhadores comprometidos, informados, confiantes para contribuir para o crescimento sustentável da empresa. ■

- publicidade -