Sou habitante de uma bonita terra que, apesar de não ter propriamente um monumento importante ou uma tradição antiga que possa servir de marco ou motivo de visita, tem uma festa muito especial. O lugar é pequeno, os recursos são escassos, mas vamos sempre mantendo esta tradição de proporcionar uma “festa rija”.
Gostava de vos mostrar um outro lado desta festa: o lado de quem a organiza, de quem, de forma voluntária, a vai mantendo viva. É neste lado que reconheço a verdadeira riqueza desta freguesia! Para a realização deste evento, é necessária a envolvência de todos — a experiência dos mais velhos e o entusiasmo dos mais novos. Esta ligação entre o miúdo de 8 anos e a senhora de 80, numa terra com pouco mais de mil habitantes, cria laços importantes, une gerações e deixa memórias maravilhosas.
A Kelly é um excelente exemplo de como essas memórias inesquecíveis e laços de amizade únicos são importantes!
Os pais, emigrantes em França, voltavam sempre à terra natal em Agosto. Recordo-me de a ver, querendo muito ajudar, sempre com um sotaque bem carregado, muitas dificuldades na comunicação, mas com uma alegria contagiante!
A Kelly cresceu, seguiu a sua vida, sempre com um olho nas redes sociais acompanhando as notícias da terra. Ironia do destino: a Kelly, durante uma viagem com a sua amiga Gisela João, decidiu convencê-la a cantar para o Carvalhal!
Ela podia ter convencido a “enorme” Gisela a cantar numa festa privada, só para os amigos e familiares próximos… mas não! Ela convenceu a Gisela João a vir ao Carvalhal Benfeito! Ela ofereceu ao Carvalhal a oportunidade de assistir a um espetáculo que seria impossível de acontecer de outra forma!
Disse-me há pouco tempo, quando lhe perguntei o porquê desta oferta, e ela, com voz firme e sem gaguejar, respondeu: “A festa do Carvalhal deu-me memórias inesquecíveis e amizades únicas. Fui muito feliz naquela festa. Durante anos, contava os dias para voltar a Portugal, para voltar ao Carvalhal e estar convosco na festa…”
Vamos ver a Gisela João, amiga da Kelly que é amiga do Carvalhal…
Não será um simples espetáculo, onde alguém contratou um artista para atuar para o público. É diferente! É um espetáculo que é fruto da amizade!
Esta festa não é uma simples festa, é algo muito especial…
Valter Jacinto
































