A festa da minha terra, a Foz do Arelho

0
579

A Festa da Foz do Arelho decorreu de 21 a 25 de Agosto, no Largo do Arraial da Foz do Arelho.
A entrada oficial na festa fez-se ao som do Grupo de Acordeons “Amigos de Ferrel” que acompanharam os festeiros desde a entrada da Vila até ao recinto da festa, dando assim início às festividades. Este grupo deu ainda um segundo espectaculo na tarde de sábado.
Mas muita e diversificada foi a animação pois este ano, além das 5 bandas que animaram as noites (Celtas, Bico d’Obra, Fora de Série, Trio Tropical e Ouriços), houve ainda lugar a muitos momentos de elevada cultura e animação, com destaque para quinta e sexta, onde um trio de animação – Inês Gonçalves (Gaita-de-foles), Nuno Dores (Artes Circeses) e André Pinto (Percussionista) – passou em algumas artérias daVila, invadindo positivamente alguns dos estabelecimentos comerciais locais, provocando surpresa e espanto aos que assistiram.
Também nas noites de sábado e domingo houve lugar a cultura musical e artística, com actuação de um quarteto em flauta transversal, bateria, violino e guitarra, onde Aline Santos pontifica ao por todos os presentes a entrar nas Danças do Mundo, numa vertente interessantíssima de Dança, actividade que é possível praticar na associação local, todas as primeiras sextas do mês, a partir das 19h00.
Na tarde de domingo decorreu de forma emocionante a Procissão, acompanhada pela Banda de Marrazes e um mar de gente. À noite, com a supervisão dos Bombeiros de Caldas da Rainha, e com o profisisonalismo da Fábrica do Bombarral, lançou-se o fogo-de-artifício, tendo sido considerado por muitos como o melhor da região.
No último dia da festa, segunda-feira, além da missa matutina dedicada aos festeiros, houve ainda lugar para a celebração do Dia do Emigrante numa sardinhada no largo do arraial, onde foi possível ver a agradável confraternização entre os populares, turistas lusitanos e estrangeiros, para depois serem brindados com uma magnífica actuação do duo Riso e Ritmo com Canto e Castro, o famoso imitador da TV, que foi acompanhado por João Amaral na guitarra.
Passaram por esta festa vários milhares de pessoas, onde a alegria foi sempre uma constante, dando assim a garantia que podem mudar-se os costumes das sociedades, mas certas tradições continuam bem vivas.
A Direcção e restantes Órgãos Sociais congratulou-se pela realização de mais uma Festa Anual da Vila da Foz do Arelho em Honra a Nossa Sra. da Conceição, onde a equipa de dirigentes – Pedro Contente, Fernando Gaspar, Pedro Páscoa, Maria Castanha, Joana Melo, Jorge Santos, Mario Fazenda, Célia Fernandes, Luís Gomes e Tânia Sousa – agradeceu a todos os populares, associações públicas e privadas pelo imenso apoio dado, uns trabalhando, outros com apoio logístico ou financeiro. Consideram ainda que sem esse apoio era literalmente impossível criar as condições necessárias para a realização da festa.

Jorge Santos

- publicidade -