A educação ambiental para a sustentabilidade

0
635

Teresa Lemos
Coordenadora do GEOTA

A educação ambiental para a sustentabilidade (EAS) é um processo de sensibilização, promoção de valores e de mudança de atitudes e comportamentos face ao ambiente. Este é um processo de aprendizagem ao longo da vida, comprometendo cada um de nós com um futuro sustentável, para que possamos atuar como cidadãos conscientes e pró-ativos perante as problemáticas ambientais atuais, usando os recursos de forma consciente, preservá-los e garantir que o crescimento de hoje não prejudica a vida das próximas gerações.

A EAS não se destina apenas a crianças e jovens. Direciona-se também para as suas famílias e as comunidades em que se inserem e deverá ser integrada no currículo escolar de forma transversal, incentivando a participação ativa de toda a comunidade educativa. Como grandes impulsionadores da EAS destaca-se a atuação da Rede de Professores Coordenadores de Projetos de Educação Ambiental, fruto de um protocolo de cooperação entre os ministérios que tutelam a Educação e o Ambiente. Esses docentes em situação de mobilidade em Organizações Não Governamentais de Ambiente, como por ex. nas associações de defesa do Ambiente GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente e na Associação de Defesa do Paul de Tornada – PATO desempenham um papel fundamental na mobilização da comunidade educativa em torno de temas ambientais como resíduos, biodiversidade, conservação e alterações climáticas.

- publicidade -

Reconhecidos como importantes recursos dirigidos à EAS, os Equipamentos de Educação Ambiental (EqEA) oferecem um conjunto de programas e atividades, constituindo recursos complementares ao sistema educativo. O concelho de Caldas da Rainha dispõe de dois EqEA – O Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada, espaço interpretativo da Reserva Natural Local do Paul de Tornada, e o Centro Interpretativo para a Lagoa de Óbidos. Ambos os espaços são dotados de um Serviço Educativo destinado à comunidade escolar e ao público em geral e as suas atividades contam com os importantes contributos das duas professoras destacadas nas associações.

Investir em educação ambiental é investir no futuro e num mundo mais sustentável. Participe e seja um agente transformador, mais consciente, crítico e participativo, construindo assim uma sociedade ambientalmente mais justa.

- publicidade -