A desinformação das redes sociais

0
523

Beatriz Subtil
nutricionista

Atualmente, as redes sociais têm-se tornado a principal fonte de conteúdo procurada por adolescentes, jovens e adultos. Muito do que é publicado é consumido de maneira voraz. Na área da nutrição, muitos são os que abordam o tema mas poucos são os que têm habilitações literárias e conhecimentos práticos para tal, nomeadamente, celebridades, blogueiros, ou meros cidadãos que acham de direito por se alimentarem são verdadeiros entendedores de alimentação, mas não, de todo.
É preciso ter cuidado com o bombardeamento diário de informação que recebemos diariamente nas redes sociais, e perceber o que realmente é informação e o que é desinformação, e é aí que apelo o sentido critico, a confirmação de referências científicas e o bom senso de procurarem fontes credíveis, que no caso da nutrição, os Nutricionistas, membros efetivos da Ordem dos Nutricionistas.
E porquê toda esta preocupação? Porque se trata de saúde. E muitas vezes, os não profissionais de saúde que divulgam a sua alimentação, suplementos que utilizam e outras estratégias sem levar em consideração que cada pessoa tem as suas necessidades, objetivos e respondem de maneira diferente a uma intervenção alimentar, nutricional ou corporal. E o facto de não existir uma individualização e personalização pode facilmente colocar em risco a saúde de muitas pessoas que seguem estes “influencers”, que muitas vezes são referências de “perfeição” a nível corporal e com esperança de se tornar igualmente perfeito seguem todos os seus passos à risca, acreditando piamente e iludindo-se que “se ele(a) faz isto e fica assim, se eu fizer também ficarei”.
Os influencers são uma realidade atual e temos que aprender a lidar com ela, pois não a podemos contrariar, mas a desinformação combate-se com informação fundamentada pela ciência de modo a aumentar os conhecimentos de toda a população para que possam tomar as melhores escolhas nas alturas de decisão. Posto isto, procure um nutricionista que melhores os seus hábitos alimentares, saúde e estilo de vida em vez de uma poção milagrosa na internet. ■

- publicidade -