Início Opinião Gazeta da Europa A Comissão Europeia quer água potável de qualidade, segura e para todos

A Comissão Europeia quer água potável de qualidade, segura e para todos

0
A Comissão Europeia quer água potável de qualidade, segura e para todos

Na União Europeia, a maior parte dos cidadãos tem acesso a água, o recurso essencial à vida humana e que escasseia em várias regiões do mundo. Este é o resultado da estratégia que, desde cedo, a Comissão Europeia estabeleceu e que permitiu assegurar a qualidade da água, protegendo a saúde de todos. Ainda assim, 11 % da população europeia lida com dificuldades em aceder a água, o que reduz o seu bem-estar e cria uma desigualdade flagrante. Agora, a Comissão Europeia decidiu voltar a agir para garantir o acesso de todos a água potável de qualidade. Esta proposta política divide-se em quatro pilares particularmente importantes:
1) Melhorar os padrões para a segurança da água. Neste caso, a lista de critérios será atualizada e alargada com base em recomendações da Organização Mundial da Saúde e em função das novas descobertas científicas.
2) Diminuir os riscos de contaminação da água para Estados-Membros e cidadãos. Proceder à avaliação da água em toda a União, o que permite às autoridades identificar possíveis riscos para as diversas fontes hídricas.
3) Melhorar o acesso à água potável. Promover uma rede eficaz de fornecimento de água é fundamental para garantir um acesso igualitário e, além disso, ainda contribui para a redução do consumo de água engarrafada, reduzindo também os custos para o cidadão e o desperdício de plástico.
4) Aumentar a transparência nos serviços. Graças a novas regras, os consumidores podem obter mais informações online, o que lhes permite tomar uma decisão informada e aceder a serviços de boa qualidade a um preço justo. Além disso, as faturas devem discriminar as informações como o preço por litro, o consumo efetuado e as suas tendências anuais.
Em simultâneo, importa não esquecer que esta proposta decorre duma iniciativa dos cidadãos, chamada “Right2Water”, que, com 1,6 milhões de assinaturas, pediu a intervenção da Comissão Europeia neste domínio. Assim sendo, o resultado é não só uma manifestação do compromisso europeu com todas as pessoas que servimos mas também um exemplo de cooperação entre instituições europeias e os cidadãos.
Tal como celebrado pelo Pilar Europeu de Direitos Sociais, aprovado por unanimidade pelos Chefes de Estado ou de Governo em finais de 2017, na Cimeira de Gotemburgo, o acesso à água é um dos direitos fundamentais. A Comissão Europeia não descura a sua responsabilidade de proteger os seus cidadãos e assegurar-lhes o melhor possível para a sua saúde e bem-estar – é para isso que trabalhamos todos os dias.

Sofia Colares Alves
Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.