A Câmara Municipal e os bares da Foz do Arelho

0
673

Segundo a Gazeta, a “Câmara quer os Bares da Foz (da Avenida do Mar), junto ao areal, a fim de que os seus clientes possam apreciar a praia em vez dos tejadilhos dos carros ali estacionados…”.
Quando li, pensei que a notícia estava adiantada em relação ao dia das mentiras!
Será possível os nossos autarcas terem assim a memória tão curta, desrespeitando tanto os proprietários quanto os funcionários dos ditos bares? Em Dezembro de 2009 o mar levou tudo à frente e chegou aos bares com uma amplitude de 3,29 metros. Há dois anos partiu vidros de alguns bares e arrastou quatro carros que se encontravam estacionados na rotunda!
Aquilo que os bares iriam ganhar no Verão pela aproximação aos banhistas (por muito que fosse), seria simbólico quando comparado com o prejuízo da perca total, no dia em que o mar voltasse a galgar o areal da forma a que já nos habituou. E o argumento da visibilidade do mar por parte dos clientes, não passa dum argumento ridículo.
E se tivessem ouvido os proprietários e os funcionários dos bares? Era o mínimo que deveriam ter feito, antes de gastarem 200 mil euros no projecto da referida obra.
Quando todas as teorias apontam para que as novas construções, se vão afastando do mar por causa do avanço deste, assistimos neste caso ao contrário. E não será com o argumento de que se trata de construções em madeira, que não deixam de ser o sustento de dezenas de pessoas!
Sugiro desta forma, que a autarquia repense o assunto ou que esclareça a população, desmentindo e corrigindo o conteúdo da manchete da Gazeta.

 Carlos Mendonça

- publicidade -