99!!! 99 anos!

0
611

José Luiz de Almeida Silva

Há dias um colega da 1ª classe perguntava-me se me lembrava de ter vindo para a frente da Escola Primária do Posto de Polícia de Trânsito ver passar a Rainha Isabel de Inglaterra. Tentei remexer na memória profunda e com muita dificuldade encontrei alguns resquícios desse acontecimento, que, apesar da sua dimensão na época para o país, pouco me havia marcado. Um problema de MEMÓRIA!
Gazeta das Caldas comemorou na passada terça-feira 99 anos que veio a primeira vez às mãos dos seus leitores, numa vila dinâmica e cheia de desafios, em 1925, num período difícil da História de Portugal, que acabaria meses depois com um golpe de estado nacionalista e tendencialmente fascista.
Até hoje foram quase cem anos cheios de vicissitudes, com momentos de grande apogeu, e outros mais tristonhos e reservados, mesmo assim somos a MEMÓRIA de quase um século da vida da Cidade que Caldas da Rainha hoje é, e que o jornal testemunhou de forma marcante em 1927, quando ascendeu a este título. Simultaneamente Gazeta das Caldas também é memória da região que a circunda.
Muito poucos de nós temos o privilégio de um período tão longo de vida renovada, mesmo a maioria das organizações e instituições soçobram antes do século tanto em Portugal como no mundo. Esta longevidade demonstrada no destino e na vontade dos assinantes, leitores, colaboradores e anunciantes, que quiseram dar este privilégio também ao nosso jornal. As próximas 52 semanas vão ser de luta pela afirmação de um ideário e de uma vontade. Esperemos fazê-lo com todos! ■

- publicidade -