A CEE lançou em 22 de Setembro 1987, no domingo que coincidia com o início do Outono, a ideia da primeira jornada da Europa sem carros, numa tentativa de mobilizar os cidadãos europeus para evitarem o uso do automóvel e por iniciativa individual se absterem de consumir combustíveis fósseis.
Há 26 anos, três cidades europeias, a francesa La Rochelle, a islandesa Reykjavik e a cidade termal inglesa Bath, todas conhecidas pelas suas preocupações ambientais e ecológicas, decidiram adotar este lema e aplicá-lo na prática aos seus cidadãos. Simultaneamente realizou-se na cidade espanhola de Toledo uma conferência internacional das “cidades acessíveis”, que criou a rede “Car Free Day”.
A partir daqui a iniciativa cresceu e banalizou-se, estendendo-se a todo o mundo, alargando-se mesmo à criação no início do Séc. XXI da “semana europeia da mobilidade”, que por maiores preocupações ambientais que tivesse e envolvesse a maioria dos estados europeus, se banalizou e normalizou, tornando-se numa iniciativa oficial e oficiosa para cumprir calendário.
O que constituía inicialmente uma oportunidade para ação popular, com um mínimo de apadrinhamento institucional, implicando os cidadãos que de motu próprio decidiam abster-se do uso do carro, tornou-se num fait-divers que hoje tem pouco significado em termos da consciência ecológica de cada um, como se pode ver pelas atividades que se anunciam um pouco por todo o lado. Por melhor que seja o desígnio inicial, muitas vezes as coisas acabam assim. Mas do mal o menos! ■
22 de Setembro – Dia mundial sem carros
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