143ª Corrida de Toiros do 15 de Agosto em Caldas da Rainha

0
643
Bonita Homenagem de Pedrito de Portugal a Manuel dos Santos no seu centenário

Rui Lopes

A 15 de Agosto, realizou-se a“VI corrida do Coparias” evocativa do centenário de Manuel dos Santos, com lotação esgotada.

No início foi lançado um livro sobre Manuel dos Santos da autoria de duas das suas bisnetas e ao intervalo foi descerrada uma placa evocativa da efeméride.

- publicidade -

Toiros de Manuel Veiga com apresentação e comportamento diverso, dificultando alguns o brilho do espetáculo.

João Ribeiro Telles sorteou bons toiros e teve duas lides muito bem conseguidas com ferros de muito valor e toureando a sério, principalmente no primeiro, com ferros de elevado quilate e brega adequada.

Francisco Palha esteve bem mas teve de porfiar muito, com grande ofício, pois teve azar com o sorteio saindo-lhe dois toiros difíceis que não colaboraram, o primeiro quase não investia refugiado em tábuas, no entanto foram seus os dois melhores ferros da corrida.
O amador Vasco Veiga ultrapassou com valor e alguma qualidade a prova de praticante perante um toiro nada fácil. Está pronto para outros voos, mantendo a calma, lidando bem e apontando alguns bons ferros.

Pedrito de Portugal voltou a vestir-se de luzes para homenagear Manuel dos Santos e em boa hora o fez pois quem sabe não esquece. O primeiro toiro a recuar e sem investir não lhe deu qualquer hipótese mas no segundo, muito bem com grande estética bordou toureio do bom na arena de Caldas. Tanto de capote como de muleta teve momentos de grande qualidade agradando plenamente ao conclave.

Os forcados de Santarém e de Caldas, competiram numa jornada com alguns percalços, para ambas as formações, onde sempre tentaram dar vantagens aos toiros e nunca viraram a cara às adversidades.

Por Santarém pegaram Francisco Cabaço, muito bem, Caetano Gallego bem mas com alguma abertura das ajudas e Joaquim Grave algo precipitado e trapalhão a recuar, pegando só à 4º tentativa com ajudas carregadas.

Por Caldas pegou à 5ª Martim Graciosa, sempre com valor e coragem um toiro que quando se sentia agarrado sacudia violentamente em todas as direções, falhou a habitual coesão e eficácia das ajudas, apanágio deste Grupo. Salvador Serrenho fez um pegão a um toiro difícil de arrancar, indo bem aos terrenos do toiro e fechando-se com decisão, bem ajudado sobressaindo Carlos Siqueira na primeira ajuda e muito bem Afonso Muñoz a rabejar.
Abrilhantou bem o espetáculo a Banda do Comércio e Indústria de Caldas da Rainha e dirigiu com critério Ana Pimenta.

- publicidade -