COLÉGIO FREI CRISTÓVÃO – Recolha de donativos para a “Ajuda de Berço”

0
602

O Colégio Frei Cristóvão (CFC), escola do Grupo GPS – Educação e Formação, localizado em Caldas da Rainha, está a promover, ao longo de todo o mês de fevereiro, uma campanha de recolha de donativos a favor da associação “Ajuda de Berço”. Esta campanha, que envolve toda a comunidade escolar, entre alunos, encarregados de educação e famílias, professores e outros colaboradores, é desenvolvida no âmbito da Academia do Cidadão, que pretende promover o espírito de solidariedade e entreajuda.
José Francisco Dionísio, diretor do Colégio Frei Cristóvão, salienta a importância de «consciencializar a nossa comunidade para as diversidades sociais, avaliar e defender o respeito pelos Direitos Humanos, empenhar-se na resolução de dificuldades dos outros, e também participar em projetos coletivos, que envolvam o empenho de todos, para uma causa social». «Os alunos responsáveis pela Academia do Cidadão, integrada no Projeto de Educação para a Cidadania, juntamente com alguns alunos da turma A, do 8.º ano, escolheram a associação e fizeram uma recolha de informação, de forma a adaptarem a campanha às suas necessidades», explica o Professor.

Até à data já foram recolhidos cerca de centena e meia de produtos de bebé, como babetes, chuchas, compotas, embalagens de bolachas, embalagens de papa, pacotes de fraldas, embalagens de produtos de higiene e pacotes de toalhitas. Entre os bens possíveis, a campanha recolhe bens essenciais como leite em pó bebé 1 (qualquer marca), leite em pó 1 HA (qualquer marca), papas, boiões de fruta, bolachas, puré de batata (flocos), e ainda fraldas 13-18kg (tamanho 5), fraldas 11-25Kg (tamanho 5), babetes com revestimento de plástico, chuchas 6-18 meses, correntes de chuchas, amaciador de cabelo, gel de banho, óleo de bebé, leite corporal, e água-de-colónia de bebé. Os donativos são recolhidos no CFC, para depois serem entregues por um grupo de alunos à associação “Ajuda de Berço”.
A Associação “Ajuda de Berço” foi criada em 1998, e tem como missão promover o acolhimento de crianças abandonadas ou em situação de risco, desde que nascem até aos três anos de idade, nomeadamente em dois centros de acolhimento situados em Lisboa. Para além do acolhimento das crianças, os técnicos da Ajuda de Berço intervêm na dinâmica familiar de cada criança, de forma a ajudar as famílias, quando possível, a encontrar soluções para receber de novo a criança, dando apoio aos pais para encontrarem alternativas, encaminhando, por exemplo, para os diversas instituições ou serviços disponíveis na comunidade.
«Ao longo deste ano letivo, o Colégio já participou noutras campanhas de cariz solidário, como a Operação “Nariz Vermelho”, prevendo dinamizar ainda mais duas campanhas, uma a favor da Cruz Vermelha Portuguesa e outra para a Associação Zoófila de Leiria e para a “Their Voice Portugal”, conta José Francisco Dionísio. As campanhas solidárias do CFC são coordenadas pela professora do CFC Rosa Duarte.
A Educação para a Cidadania visa o desenvolvimento de competências, nas crianças e nos jovens, para o exercício dos seus direitos e responsabilidades, para o respeito da diversidade social e para o desempenho de um papel ativo na vida democrática da escola, da comunidade e da sociedade em geral, tendo como referência os valores do Direitos Humanos. Estas iniciativas promovem o desenvolvimento integral do aluno, no que respeita à dimensão académica e profissional, formação criativa e dimensão artística e vocacional, o desenvolvimento pessoal e social da comunidade educativa, no que respeita ao estímulo do espírito criativo, realçando valores como o trabalho, o respeito e a autonomia.

- publicidade -

Colégio Frei Cristóvão

- publicidade -