PS/LEIRIA

0
511

Um grito de revolta

O governo PSD/CDS agendou, à pressa e à socapa, para fugir à contestação dos cidadãos, a votação da Lei de extinção de freguesias. Numa penada este governo, com a conivência e o apoio dos deputados do PSD e do CDS do distrito de Leiria, quer aprovar a extinção de dezenas e dezenas de freguesias.
Leiria, Marrazes, Barosa, Pousos, Barreira, Cortes, Colmeias, Memória, Monte Real, Carvide, Monte Redondo, Carreira, Parceiros, Azoia, Santa Catarina da Serra, Chainça, Santa Eufémia, Boavista, Ortigosa, Souto da Carpalhosa, Lagarteira, Torre de vale de Todos, Ansião, Bombarral, Vale Covo, Nossa Senhora do Pópulo, Coto, São Gregório, Santo Onofre, Serra do Bouro, Tornada, Salir do Porto, Figueiró dos Vinhos, Bairradas, Albergaria dos Doze, Santiago de Litém, S. Simão de Litém, Guia, Ilha e Mata Mourisca e tantas outras mais que, até à próxima quinta-feira, ainda vai o governo definir para os concelhos de Alvaiázere, Porto de Mós e Alcobaça, deixarão de ser freguesias. Acabam. São extintas.
Estas populações vão deixar de ter a sua freguesia, a seguir deixarão de ter os serviços dos correios, os centros de saúdes, as escolas, os centros de dia, as colectividades e associações e todas as funções públicas que até hoje lhes conferiram qualidade de vida e que a partir de agora vão deixar de ter.
Esta Lei de extinção de freguesias é uma vergonha, é uma reforma de David contra Golias, favorece os mais fortes e desguarnece os mais fracos, reforça as grandes freguesias e abandona as mais pequenas e é feita ao sabor dos interesses políticos do PSD e do CDS contra os interesses das populações.
Contra isto só a revolta das populações pode fazer arrepiar o caminho.
O PS está contra esta Lei mas sozinho não pode impedir que ela seja aprovada. É por isso que, mais uma vez, exortamos todos os autarcas de freguesia a organizarem todas as formas de protesto ainda possíveis para impedir que esta Lei se concretize.
Contactem os deputados do PSD e do CDS eleitos por Leiria, por e-mail ou no facebook, sensibilizem-nos para não votar a Lei, reúnam de emergência as assembleias de freguesia e convoquem a população até à próxima quinta-feira, só a vossa força poderá impedir esta monstruosidade. É o futuro de todos que está em jogo. É uma luta pela decência, pela cidadania, contra a injustiça e contra a prepotência deste governo.

A Federação Distrital do PS

- publicidade -