PSD/DISTRITAL LEIRIA – PSD exige a modernização da linha do Oeste

0
531

A Comissão Política Distrital de Leiria do PSD, ao tomar conhecimento, através de recente entrevista pública do Presidente da CP, da confirmação da suspensão do investimento previsto para o início do processo de modernização da Linha do Oeste, vem manifestar publicamente a sua frontal oposição e maior repúdio em relação a tal decisão.
Trata-se  do mais grave embuste do governo socialista e do primeiro-ministro José Sócrates à região de Leiria e do Oeste. Recorde-se que a Refer, empresa gestora de infra-estruturas ferroviárias nacionais, tinha inscrito no seu plano de investimentos uma verba superior a 120 milhões de euros para afetar à linha do Oeste até 2016, dos quais 8,5 milhões seria investidos já este ano, 40 milhões no próximo ano e 48,5 milhões em 2012.

Recorde-se ainda que tanto a modernização da linha do Oeste como a via férrea de Santarém às Caldas, tinham sido promessas acordadas e assinadas entre o governo e os municípios da OesteCIM, no âmbito das medidas compensatórias pela deslocalização da Ota do futuro Aeroporto Internacional de Lisboa.
Recorde-se, por último, que além deste projeto, praticamente todos os investimentos previstos para arrancar este ano, foram suspensos pela Refer, alguns dos quais já se encontravam com concursos públicos concluídos e em fase de adjudicação dos trabalhos.
Esta opção compromete o futuro de Leiria e da região do Oeste, designadamente prejudica as atividades económicas, limita a circulação de pessoas e contribui para a degradação da qualidade ambiental de uma região que há mais de três décadas reclama a modernização da Linha do Oeste.
O PSD do distrito de Leiria exige que governo retome o plano de investimento previsto para a Linha do Oeste, bem como denuncia o conformismo dos responsáveis pelas empresas públicas Refer e CP, porquanto deveriam estar na linha da frente na defesa deste projeto, por ser essencial à rentabilização desta ligação ferroviária de pessoas e mercadorias.
Os eleitos do PSD pelo distrito de Leiria, na Assembleia da República e nas Autarquias Locais, há muito reclamam este investimento e irão continuar na sua defesa, pelo contributo que confere às acessibilidades da região, mas também por tratar-se de um projeto sustentável e essencial à competitividade de setores como o turismo nacional.

- publicidade -

Leiria, 6 de setembro de 2010

Pela Comissão Política Distrital de Leiria do PSD
O Presidente
Fernando José Costa

- publicidade -