Hepatite C – No Hospital das Caldas
continua-se à espera
O PS/Caldas vem por este meio reiterar aquilo que já havia denunciado na semana passada: a existência de doentes infectados com a Hepatite C que esperam pelo tratamento que pode salvar as suas vidas.
Esperam muito mais do que outros doentes nas mesmas circunstâncias noutros pontos do país. O PS/Caldas sabe, que em média esse tempo situa-se no prazo máximo de 30 dias. No hospital de Caldas da Rainha há doentes à espera há cerca de três meses, desde a autorização final dada pelo INFARMED e o início do tratamento, e foi esta situação que denunciamos publicamente e que reiteramos.
Lemos com atenção os esclarecimentos prestados pelo Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste relativamente a esta questão. Em primeiro lugar surpreende-nos a acusação de alarmismo que poderia ser evitada se os esclarecimentos tivessem sido pedidos. O PS/Caldas sabe que existe pelo menos uma doente que solicitou esses esclarecimentos ao Concelho de Administração e à Direcção Clinica e que até à presente data os mesmos não foram prestados.
Quanto à tramitação administrativa e financeira alegadamente justificativa dos atrasos verificados, só podemos concluir que se a mesma não demora o mesmo tempo noutros pontos do país como demora em Caldas da Rainha, isso dever-se-á a circunstancias que só podem ser atribuídas à gestão do Centro Hospitalar, tal como certamente lhe seriam atribuídas as mesmas responsabilidades se o processo fosse mais rápido.
Nas Caldas da Rainha continua-se à espera. E voltamos a repetir que nenhuma justificação pode ser considerada como mitigadora de responsabilidades quando em causa estão os direitos dos doentes.
A Presidente da Concelhia do PS/Caldas
Sara Velez
































