PCP – Óbidos – Serviço Nacional de Saúde em Óbidos são precisos mais médicos e outros técnicos de saúde!

0
528

A situação do Serviço Nacional de Saúde em Óbidos é o exemplo acabado da forma como PSD, CDS e PS, que se têm sucessido no poder, tratam as funções sociais do Estado que devem garantir às populações uma vida digna. Encerram postos de saúde, faltam médicos e outros técnicos de saúde, e os meios técnicos são insuficientes.
O que nos últimos meses se tem passado nos Centros de Saúde de Óbidos, quer na sede, quer nas freguesias, onde é cada vez mais difícil ter uma consulta devido à falta de médicos de família, está a deixar as populações, nomeadamente as de menores recursos, cada vez mais longe do direito à Saúde.
É preciso deixar bem claro que a falta de médicos, o encerramento de urgências hospitalares, a concentração de especialidades, a falta de meios de diagnóstico, e o aumento das taxas moderadoras, são tudo medidas que visam destruir o Serviço Nacional de Saúde, para entregar esta importante função social do Estado, aos grandes grupos económicos privados.
É exactamente isto que se está a passar com o Centro de Saúde de Óbidos e com muitos outros centros de saúde do País. É, também, isto que se está a passar com o Hospital das Caldas da Rainha e com muitos outros hospitais. As populações estão a ficar cada vez mais longe dos serviços de Saúde.
A Saúde é um direito e como tal devemos exigir do Governo que cumpra as suas obrigações de fazer funcionar o Serviço Nacional de Saúde de forma eficiente. A Constituição da República Portuguesa assim o obriga e é para isso que pagamos os impostos.
A Comissão Concelhia de Óbidos do Partido Comunista Português, defende pois, a urgente tomada de medidas que visem a satisfação das necessidades da população de Óbidos, no que toca a médicos de família e a outros técnicos de saúde bem como a trabalhadores administrativos e auxiliares.
Considera ainda que as “preocupações” que os candidatos do PSD tornaram públicas, sobre a falta de médicos em Óbidos e a eventual disponibilidade da Câmara Municipal para suportar os vencimentos de novos médicos, são apenas e só, demagogia eleitoral, já que ao longo do actual mandato, na qualidade de autarcas, nem por uma vez os ouvimos levantar a voz contra esta situação.
A Comissão Concelhia de Óbidos do Partido Comunista Português, apela à população que das mais variadas formas, se manifestem junto da direcção do Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte, exigindo o urgente preenchimento das vagas de médicos de família neste Concelho.
O direito à saúde é para todos!
O serviço nacional de saúde é um direito!

A Comissão Concelhia de Óbidos do PCP

- publicidade -