PCP/OBIDOS – Câmara Municipal autoriza instalação de posto de combustíveis junto à Escola Josefa d’Óbidos

0
762

A maioria PSD/Telmo Faria autorizou a instalação de um posto de combustíveis a poucos metros da Escola Josefa d’Óbidos, de um bairro habitacional, de uma unidade hoteleira e de vários estabelecimentos de restauração e de serviços, confirmando assim a sua intenção de pôr os interesses financeiros da Câmara acima da segurança dos munícipes e de um ordenamento do território equilibrado.

Como a Comissão Concelhia de Óbidos do PCP referiu há mais de um ano, em comunicado distribuído à população do Concelho, a instalação do posto de combustíveis representa um potencial perigo para todos os que trabalham e estudam na Escola Josefa d’Óbidos, bem como para os que residem e trabalham nas imediações.
Mas a maioria PSD/Telmo Faria prefere as centenas de milhar de euros que a Câmara Municipal vai receber da concessão do posto de combustível e das respectivas taxas de construção , do que a segurança e o bem-estar dos seus munícipes. E deita para trás das costas as suas “preocupações” quanto ao desenvolvimento sustentado do concelho de Óbidos que tanto apregoa.
O licenciamento da instalação deste posto de combustíveis vai contra todas as medidas que nos últimos anos têm sido tomadas por todo o País, no sentido de afastar os postos de abastecimento de combustíveis dos centros populacionais e das zonas edificadas, habitacionais ou de serviços.
E resta ainda saber se estarão a ser respeitadas as distâncias fixadas legalmente entre a área do posto de abastecimento e a Escola e se o próprio Plano Director Municipal não estará a ser também violado, tudo a bem das finanças da Autarquia.
Também do ponto de vista urbanístico, a instalação do posto de combustíveis neste local é uma verdadeira nódoa, já que para além de destruir parte da zona verde existente, não se enquadra no conjunto do local.
A insistência nesta opção é ainda mais criticável pelo facto de estar prevista há largos anos a construção de uma variante à EN8 que poderá afastar, no futuro, boa parte do tráfego automóvel do actual traçado.
A maioria PSD/Telmo Faria tentou até agora esconder a obra da instalação do posto de combustíveis, tendo chegado ao ponto de na última Assembleia Municipal ter negado a sua existência (pela voz do Vice-Presidente Humberto Marques) quando questionado sobre o arranque da obra, pelo eleito do PCP naquele orgão.
O PCP, em nome da segurança dos munícipes e de um ordenamento urbanístico racional no concelho de Óbidos, irá continuar a lutar contra esta decisão e apela para que os munícipes do concelho de Óbidos directa ou indirectamente afectados se oponham à construção deste posto de abastecimento de combustíveis.

- publicidade -

A Comissão Concelhia de Óbidos
do PCP

- publicidade -