Início Institucional PCP/ÓBIDOS

PCP/ÓBIDOS

0

Maioria PSD retira mais competências ao município e tenta arranjar futuro “tacho” para Telmo Faria
A maioria PSD na Câmara Municipal de Óbidos continua a aprovar decisões que visam retirar competências ao Município, fazendo-as passar para a empresa municipal ou para associações de carácter privado. Desta vez, na Assembleia Municipal extraordinária decidiram, com o voto contra do PCP, atribuir à Obitec – associação a quem já anteriormente foram atribuídas atribuições de promoção, gestão e desenvolvimento do Parque Tecnológico de Óbidos – as verbas para construir os edifícios centrais e arranjos exteriores daquele parque.
Ou seja, em vez de ser a Câmara Municipal de Óbidos a dona da obra de construção daqueles edifícios segundo as regras das empreitadas públicas, passa a ser a dita associação de carácter privado a fazê-lo, não obedecendo assim às respectivas regras.
Sobre isso, o texto do protocolo é claro quando refere que “os objectivos e actividades que a Obitec prossegue inserem-se […], numa lógica segundo a qual os mesmos não poderiam ser prosseguidos com a mesma eficiência[…] pelo Município, face aos constrangimentos […] funcionais e procedimentais…” do mesmo.
Para além de ficar em causa a imagem da Câmara Municipal, no que toca à sua capacidade para gerir as obras que promove, quando as transfere para privados, também a falta de transparência deste processo não deixa de poder ser questionada.
A começar pelo facto de a Câmara Municipal, cujo presidente é Telmo Faria, estar a subscrever um protocolo com a Obitec, cujo presidente é… Telmo Faria.
É certo que pela parte do Município quem assina o protocolo é o vice-presidente, mas não deixa de ser no mínimo estranho esta dualidade de interesses do actual presidente da Câmara.
Pode estar aqui a ser preparado o futuro do futuro ex-autarca do PSD, dando para o efeito meios à dita associação para a mesma ter futuro, pelo menos próximo.
Entretanto, vale a pena recordar que já anteriormente, a maioria PSD havia escandalosamente cedido o direito de superfície dos espaços do domínio privado municipal do Parque Tecnológico de Óbidos necessários à construção dos edifícios cuja obra querem agora levar por diante.
Na mesma sessão da Assembleia Municipal, realizada no passado dia 29 de Outubro, a mesma maioria PSD decidiu também passar para a nova empresa municipal, com recurso a uma artimanha chamada “Rede de Espaços Criativos” uma extensa lista de espaços edificados e não edificados, que vão desde a Casa da Música ao parque de estacionamento junto ao posto de turismo, cuja gestão será feita pela mesma e cujos proveitos da sua exploração reverterão também para ela.

Comissão Concelhia do PCP de Óbidos

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.