PCP/LEIRIA – Linha do Oeste. É preciso continuar a luta!

0
513

O Governo PSD/CDS aprovou, em Conselho de Ministros, o Plano Estratégico dos Transportes que prevê o encerramento do serviço de passageiros na Linha do Oeste entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz.
Esta medida é uma machadada muito séria na requalificação e modernização da Linha do Oeste há muito ambicionadas e defendidas por todos aqueles que defendem o desenvolvimento da Região Oeste e a melhoria das condições de vida das suas populações, entre eles o PCP.


Era do domínio público que o Governo anterior PS/Sócrates, tinha proposto à Troika do FMI, BCE e UE, o encerramento de 127 km da Linha do Oeste, entre o Louriçal e Torres Vedras para, como diziam eles, reduzir a despesa pública.
Medida esta, que ao ser conhecida, levantou logo, muito justamente, grandes manifestações de repúdio de todas as forças políticas, Presidentes de Câmara e outros autarcas e do “Movimento para a Defesa da Linha do Oeste”.
Também será bom lembrar que várias personalidades do distrito, ligadas aos partidos que hoje compõem o actual Governo PSD/CDS (Ministros e Secretários de Estado), deputados e autarcas da maioria, fizeram parte dum movimento que entregou e fez votar na Assembleia da República, uma “Petição em defesa da requalificação e modernização da Linha do Oeste”.
Na oposição promete-se e defende-se uma coisa e no Governo faz-se outra. São assim os partidos da política de direita que nos governam há mais de trinta anos.
O PCP sempre defendeu e continua a defender que a requalificação da Linha do Oeste é imperiosa, pelas implicações positivas que trará do ponto de vista económico, social e ambiental nesta região. Requalificar a Linha do Oeste, em contra-ponto ao seu encerramento, significa a criação de mais-valias económicas decorrentes de um natural aumento do número de passageiros e mercadorias transportados; Significa maior bem-estar para as populações que teriam à disposição um meio de transporte mais eficaz, confortável e mais barato; Significaria uma redução dos níveis de poluição, considerando a consequente redução do tráfego rodoviário.
Queremos a requalificação e modernização da Linha do Oeste, material circulante moderno, estruturas de apoio novas, horários e preços de exploração que sirvam os utentes.
O PCP tudo fará em colaboração com todos aqueles que defendem a Linha do Oeste, para que esta tenha futuro e seja um factor de desenvolvimento para a região.
Investir na linha do Oeste é mudar de politica!
É preciso mudar de politica para termos um futuro melhor!

DORLEI do PCP

- publicidade -

 

- publicidade -