Óbidos deverá ser repovoada e ter vida própria ou está bem assim como cenário para eventos?
No passado dia 8 de Fevereiro, publicou o jornal de que V. Exa. é director, nas páginas 20 e 21, um artigo sob o título “Óbidos deverá ser repovoada e ter vida própria ou está bem assim como cenário para eventos?”, no qual para além de ouvir a vereadora Rita Zina, do PSD e a deputada municipal, Cristina Rodrigues, do PS, bem como outras pessoas moradoras ou relacionadas com Óbidos, não colheu a opinião de qualquer representante da outra força política com assento em órgãos autárquicos do Concelho – o PCP.
O Partido Comunista Português elegeu nas últimas eleições autárquicas, em 2009, um deputado na Assembleia Municipal e dois deputados nas assembleias de freguesia de Olho Marinho e Sobral da Lagoa, como o jornal de que V. Exa. é director, bem sabe.
Para além disso, o PCP conta uma organização em Óbidos, com uma direcção concelhia cuja actividade regularmente é dada a conhecer à Comunicação Social regional, nomeadamente a esse jornal, por notas que lhe são feitas chegar e que normalmente são divulgadas.
Razões mais do que suficientes para que “A Gazeta das Caldas” ouvisse o PCP sobre o assunto em causa, o que não aconteceu, sendo que tal facto, na nossa perspectiva, representa uma inqualificável violação do direito a uma informação plural, princípio que “A Gazeta das Caldas” neste caso em concreto deveria ter seguido e não seguiu.
O PCP, sobre a questão colocada no título do artigo, tem opinião formada e teceu já, publicamente, preocupações relativamente à actual situação da vila de Óbidos, no que toca à planificação e ordenamento urbanístico, à demografia, às infra-estruturas, à preservação do património arquitectónico, ao desenvolvimento económico e social, à política cultural.
Deste modo, entendemos que em nome da pluralidade da informação deve “A Gazeta das Caldas” ouvir o PCP sobre o tema tratado e divulgar a opinião manifestada, solicitando ainda que a presente carta seja divulgada por esse jornal.
A Comissão Concelhia de Óbidos
do Partido Comunista Português
































