Após a reunião bastante construtiva com a direcção da Associação Comercial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos (ACCCRO), a Comissão Política de Concelhia da JSD das Caldas da Rainha, entendeu que fazia sentido complementar os dados obtidos naquela reunião, pelo que desde então ouviu cerca de duas dezenas de jovens empresários do concelho.
Era nosso objectivo perceber não só complementar informação sobre as suas maiores dificuldades, bem como perceber a forma, os mecanismos e a estratégia utilizada pelos nossos jovens empresários quando entram no mercado e tentam criar o seu próprio espaço.
A inovação, criatividade, qualidade, vontade e capacidade de arriscar são sem dúvida factores inerentes a todos os casos de sucesso que escutámos. Afirmam que a localização do concelho das Caldas da Rainha, bem como as infra-estruturas e acessos existentes são uma mais-valia para se investir no concelho.
O financiamento de um projecto é sem dúvida um problema, embora afirmem que quando estamos diante uma boa ideia, com um projecto bem estruturado e bom conhecimento do mercado, o financiamento acaba muitas vezes por surgir.
A área do Turismo é uma das áreas em que todos sentem existir um enorme potencial. No entanto, e a par da opinião que recolhemos junto da ACCCRO, entendem que se deve trabalhar no sentido de dar uma nova dinâmica ao concelho com o intuito claro de atrair cada vez mais pessoas.
Os programas de incentivo à criação de emprego foram também testemunhados, afirmando-se que as recentes alterações, como por exemplo a uniformização da idade (até aos 30 anos) dos vários apoios ao abrigo do programa Impulso Jovem se traduz numa boa medida, caminhando-se assim no sentido certo para poderem empregar mais jovens nos seus projectos e empresas.
A recolha destes dados e informações fazem-nos estar próximos da realidade dos nossos jovens, junto dos próprios jovens do concelho como gostamos de nos sentir, e constituem um contributo enorme para um conjunto de propostas que a JSD das Caldas da Rainha está a preparar para esta área, com especial ênfase na criação de medidas que facilitem as ideias de negócio dos jovens do concelho, permitindo não só um reforço da actividade comercial e empresarial nas Caldas da Rainha como também a diminuição do número de jovens no desemprego.
Continuaremos atentos às necessidades dos jovens do nosso concelho, próximos da sua realidade e atentos às suas dificuldades. Podem assim contar connosco para a criação de soluções, sendo certo que estaremos sempre ao lado de medidas que visem a resolução dos seus problemas.
O Presidente da Comissão Política de
Concelhia da JSD Caldas da Rainha
Paulo Espírito Santo
































