Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro

0
508

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro é uma das escolas intervenientes no Projeto Leonardo da Vinci, Jobs for Youth, Skills fo Companies. A parceria foi estabelecida entre sete instituições de ensino profissional europeias e um parceiro do mundo do trabalho, oriundos da Alemanha, Bulgária, Espanha, França, Grécia, Itália e Portugal. O projeto baseia-se na criação de uma empresa e cada país interveniente será responsável por um departamento, relacionado com os estudos profissionais oferecidos na sua instituição. Os alunos, nesses departamentos, vão tomar decisões, assumir e desenvolver as atividades inerentes a esse departamento, com a colaboração dos parceiros. A empresa é constituída por Comunicação e Marketing, Vendas, Negócios e TIC, Finanças e Obras, Lazer e Desporto e Produção e Recursos Humanos.
A principal missão da empresa é o desenvolvimento, divulgação e comercialização de um robot capaz de selecionar os materiais numa estação de reciclagem. O principal produto do projeto é a empresa em si.
Na semana de 3 a 7 de fevereiro de 2014, realizou-se em Sofia, na Bulgária, o segundo encontro no âmbito deste projeto. Das principais atividades desenvolvidas destacam-se: I) a avaliação da reunião que decorreu em Bari, Itália (11 a 15 de novembro de 2013); II) a apresentação dos trabalhos realizados pelos parceiros, entre encontros e entre os participantes; III) a apresentação de um dicionário de palavras gerais nas oito línguas; IV) a produção do slogan e do logotipo do projeto e da empresa e o website do projeto; V) a primeira demonstração do robot protótipo a realizar pequenas tarefas; VI) a visualização do site do projeto e da empresa; VII) a realização de um workshop sobre e-commerce, onde os alunos búlgaros explicavam este conceito e o seu funcionamento na Bulgária. Após esta explicação, os alunos foram convidados a criar uma empresa on-line e a vender os seus produtos, explicando as vantagens e desvantagens do e-commerce. Foram criadas quatro empresas, todas elas submetidas à votação dos professores, e, de acordo com a viabilidade da sua execução, seria escolhida a melhor a fim de ser implementada on-line.
Realizou-se uma visita à Câmara de Somokov (arredores de Sofia), onde decorreu um debate entre alunos búlgaros e os intervenientes no projeto, filmada pela televisão local, RILA TV, parceira silenciosa no projeto por parte da escola búlgara.

O coordenador do projeto
Prof. Luís Militão

- publicidade -