COMPLEXO DO ALVITO – Professores dinamarqueses em Óbidos

0
475

No passado dia 6 de Março o Complexo do Alvito recebeu a visita de quatro professores de Hellerup School na Dinamarca. Esta visita integrada no programa Comenius Reegio, visa o intercâmbio de “práticas pedagógicas em contexto de participação e criatividade”, entre as escolas do Município de Óbidos e Município de Gentofte (na Dinamarca). Este projecto teve início no ano de 2013 e terá o seu termino em 2015, com o apoio dos parceiros da Fundação Calouste Gulbenkian e a Microsoft Denamark.
Os professores visitaram as instalações, os espaços pedagógicos exteriores da escola (quintinha e horta da escola), e também estiveram presentes no atelier. Neste espaço observaram o projecto desenvolvido pelos alunos do professor Ricardo Bolou (turma do 1ºB/2ºJ), com a colaboração da animadora Célia Santos e Elisabete Rocha. Este projecto tem sido desenvolvido nas aulas de expressão plástica/atelier e actividade lúdico-expressiva, onde foi construído uma maquete, sobre a possível Cidade Romana de Eburobrittium e os utensílios arqueológicos (ambos construídos com material reciclado). Segundo fontes escritas, a cidade de Eburobrittium, desenvolveu-se a partir do final do séc. I a.c. e o séc. V/VI d.c.. Cidade esta com uma grande importância histórica, uma vez que tinha espaços que eram utilizados para termas, devido à existência de águas quentes nesta zona.
Os alunos da turma proporcionaram aos professores Dinamarqueses a audição de uma música , alusiva às vogais e ditongos. Também foi oferecida uma pequena lembrança (caixinha de bombons), elaborada na biblioteca da escola.
Os professores ao longo da visita mostraram-se muito interessados, fazendo muitas perguntas e fotografando os projetos/trabalhos dos alunos que viram, tanto no atelier como na entrada da escola, onde estavam expostos.
Foi um final da manhã bastante enriquecedor, pois é sempre importante mostrar para além fronteiras o trabalho e dedicação dos nossos alunos, elaborados com o apoio de toda a nossa comunidade educativa, pois é através da partilha de experiências que melhoramos o conhecimento e o saber dos nossos alunos.
Prof. Ricardo Bolou

- publicidade -