Comissão para a defesa da linha do Oeste

0
463

A decisão do Governo de encerrar, a curto prazo, a exploração de passageiros no troço da Linha do Oeste entre as Caldas da Rainha e o Louriçal representa um duríssimo revés no processo de requalificação deste eixo ferroviário, põe em causa o desenvolvimento económico e social da região e é a porta aberta para um futuro abandono da mesma, em toda a sua extensão.

Com esta decisão, o Governo contribui para uma ainda maior retracção económica da Região do Oeste e para um crescente isolamento das populações. Fomenta, por outro lado, o uso dos transportes rodoviários, com as implicações económicas e ambientais negativas que se conhecem.
Tal como acontece relativamente a outras linhas ferroviárias que vão ser encerradas, o Governo subvaloriza a obrigação de serviço público que tem de cumprir, em detrimento da mera relação oferta/procura, para além de, no caso da Linha do Oeste não considerar as reais potencialidades por aproveitar, que a mesma comporta.
A redução no número de passageiros a que se foi assistindo ao longo dos anos, só resultou de uma premeditada política de desincentivo do uso do transporte ferroviário de passageiros, com a ausência de modernização da ferrovia, do material circulante e das infraestruturas, a inadaptação dos horários e tempos de percurso às necessidades dos utentes.
A Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste considera que o processo de encerramento deste eixo ferroviário, agora só levado a cabo pela metade, só será travado com a sua requalificação. Para isso, é preciso exigir do Governo uma política diferente para o transporte ferroviário, passando este a ser considerado como um meio de transporte estratégico no nosso país.
A Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste apela, desde já, à população da região do Oeste, aos Autarcas, aos agentes económicos, para que sob as mais variadas formas se manifestem contra a decisão de encerrar a exploração de passageiros entre as Caldas da Rainha e o Louriçal e informa que irá anunciar dentro de poucos dias, as iniciativas que irá levar a cabo a curto prazo de oposição àquele objectivo.

A Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste

- publicidade -