No passado dia 26 de Maio, o Vereador do PS, Eng.º José Machado, visitou o Bom Sucesso para se inteirar, a alguns dias do início da nova época balnear, da realidade vivida actualmente pelas populações locais e por aquelas que visitam esta localidade.
O Vereador Socialista pela Câmara de Óbidos, foi acolhido pela Comissão de Moradores, com a qual abordou alguns temas de grande interesse, como por exemplo:
– O estado da evolução da Lagoa, que, como sabemos foi alvo, recentemente, de mais um “atentado ecológico” com a colocação de mais sacos de plástico na parte norte, que nada vão resolver em definitivo, uma vez que o mal da Lagoa tende a agravar-se com as consequências do aquecimento planetário. A subida do nível das águas, complicará ainda mais num futuro próximo, todos os esforços científicos que sejam levados a cabo para a salvar.
– A requalificação da Praceta da Aldeia dos Pescadores, que após ter sido anunciada na edição da “Gazeta das Caldas” de 06.082004, só agora, 6 anos mais tarde, vê a luz. Pensamos que é bom recordar o que se escreveu na altura: – “Durante a festa da lagoa esteve também em exposição um projecto de arranjo daquele largo, enquadrado no projecto de requalificação das margens da Lagoa, cuja obra deverá estar pronta no próximo ano. Deste plano fazem parte una sala de apoio náutico e desportivo, sala de interpretação ambiental, um espaço infantil e um espaço polivalente.
O projecto, realizado pelo gabinete técnico da autarquia obidense, tem ainda prevista a construção da praça da Lagoa, assim como um anfiteatro, bar e esplanada, um parque de estacionamento e sanitários. Haverá ainda uma ciclovia que vai ligar a Foz do Arelho ao Bom Sucesso, por toda a margem da lagoa.
Neste momento estão já a ser construídos dois restaurantes em madeira, um mais pequeno e outro com marisqueira e zona de esplanada, no miradouro do Bom Sucesso. A conclusão da obra está prevista ainda para este mês, e a câmara de Óbidos vai proceder a um concurso público para a exploração e gestão dos dois espaços de restauração”-.
A euforia das festas, termina sempre num optimismo delirante que faz perder o sentido da realidade das coisas, sobretudo, quando a crise se instala para durar, impondo a todos, as consequências dos erros económicos e financeiros do mundo político. Numa altura em que o crescimento económico dos Países da Zona Euro é mais do que frágil, o sector do turísmo é um dos sectores destinado a uma cura de emagrecimento por um tempo indefinido a que Portugal, em particular, não escapará, confirmando-se assim a tendência dos últimos três anos, em que o Bom Sucesso sofreu a crise como poucos. Ora, este ano, com mais restaurantes, cafés e bares instalados, é caso para deixar aqui a questão: – Quem é que vai pagar a factura? Como nos dizia um comerciante: – “Nunca houve tantos restaurantes, cafés e bares para tão poucos turistas”.
– A situação dos empreendimentos turísticos da região, também mereceu uma atenção especial por parte do Eng.º José Machado e da Comissão de Moradores, dado que, os que se encontram abertos, só estão a funcionar a um terço das suas possibilidades e alguns, ainda há bem pouco tempo despediam pessoal, o que confirma a nossa análise que deixámos bem expressa no capítulo da crise económica e financeira e das suas respectivas consequências, muito particularmente no aspecto do desemprego, – a taxa de desemprego aumentou no concelho de Óbidos, no decorrer dos últimos 6 anos, de 60%!!!, – contando actualmente 561 pessoas inscritas no Centro de Emprego, sem esquecer aquelas que não estão inscritas por não terem direito a subsídio de desemprego. Estes números, cresceram mais rapidamente no Concelho de Óbidos do que nos concelhos vizinhos.
Mantemos claramente a opinião, de que a improvisação e a precipitação com que foram formados estes veículos daquilo a que se chama a alavanca económica, não funcionaram convenientemente, e, deste modo, não puderam, nem poderão, responder afirmativamente às esperanças neles depositados.
A reunião de trabalho com o Engº José Machado, terminou com uma visita a todos os locais evocados neste artigo, sem esquecer o principal horror do Bom Sucesso: – os célebres imóveis G’S que a justiça condenou a serem demolidos, mas que estão a cair de podre…!
Voltaremos em breve, com mais dados sobre a evolução da situação económica de Portugal e as suas consequências directas e indirectas sobre a nossa região, agradecendo ao Vereador do Partido Socialista da Câmara Municipal de Óbidos, o especial interesse que sempre manifestou pelo desenvolvimento do Bom Sucesso e a sua disponibilidade para ajudar a população.
A Comissão de Moradores,
Francisco da Conceição Norte
Regina Simões
Ivone Martins
José Carvalho Encarnação
































