Alcobaça tem dívida enorme gerada pelo PSD e pelo actual CDS.Bonifácio…Tribunal de Contas declarou que foram actos ilegais a construção dos Centros Escolares de Alcobaça e Benedita e o Pavilhão desportivo de Évora o que significa mais de 51 milhões de euros…Mas há mais: Como podemos pagar água que não se consumiu?…Como podemos pagar meio milhão de euros, nos últimos meses, para tratar a água da chuva?…Mas há mais questões financeiras para a CDU resolver em conjunto com todos os alcobacenses!!!
Como vamos resolver a questão financeira de Alcobaça?
Com verdade! Com rigor! Com informação! Com descentralização e envolvimento de todos! Com o potenciar das nossas riquezas humanas, culturais e ambientais! Com trabalho voluntário! Com Trabalho, Honestidade e Competência!
PSD (com o actual CDS.Bonifácio) fez propaganda de que geriram muito bem o nosso dinheiro desde Janeiro de 1998. A verdade é que os “buracos” financeiros são da maior gravidade. O anuário dos municípios expressa que Alcobaça está, entre todos, em 13º, dos que tem mais compromissos futuros: 78 milhões de euros! Mais 342% em relação aos últimos anos.
1. A gestão danosa da PPP com a MRG na construção dos Mega Centros Escolares da Benedita e Alcobaça e do Pavilhão Desportivo de Évora, foi confirmado pelo Tribunal de Contas! Está com várias ilegalidades. Vai custar, a todos os Alcobacenses, no mínimo, 51 Milhões de euros, sem 1 cêntimo de financiamento compensatório europeu/estado!!! Na, ainda, péssima gestão destruíram 2 financiamentos garantidos para os tão necessários Centros Escolares de Alfeizerão e Turquel. Trocaram o certo pelo incerto. Neste processo o Pavilhão de Évora também está aí por inaugurar e sem estar ao serviço dos que praticam desporto!
2. A adesão à Águas do Oeste no saneamento e na água é também um processo danoso. Bem avisámos, atempadamente, nas diferentes etapas. Agora, todos os meses, chegam a Alcobaça 2 facturas enormes, que não tínhamos e não teríamos com uma Gestão CDU! O pagar o tratamento dos esgotos quatro vezes mais do que nos custava nas nossas ETAR’s não é criminoso? Como podemos pagar meio milhão de euros a mais, nos últimos meses, para tratar efluentes de água da chuva? Depois a compra da água em alta com um mínimo anual de 3,6 milhões de metros cúbicos, quando temos um concelho que podia vender água… Como podemos pagar água que não se recebeu e não se consumiu e que desde 2010 já vai em mais de 5M euros? Só com uma gestão CDU! Como classificar estes negócios além de ruinosos?
Hoje sabemos, pelas faturas que chegam em casa de cada um e de cada empresa, os aumentos brutais na água, saneamento e lixo! Discordamos completamente deste assalto à bolsa depauperada dos nossos munícipes, das nossas colectividades/Instituições e das micro, pequenas e médias empresas.
3. Não podemos esquecer os enormes erros políticos, em matéria de Património Municipal. Relembramos os 3 principais: Quinta da Serra – Onde está a Área de Localização Empresarial da Benedita?; Quinta da Cela – Onde está o Hospital Oeste Norte???); e o MercoAlcobaça doado ao Ministério da Saúde – Onde está o Hospital novo para servir Alcobaça e Nazaré??? A maioria PSD aprovou a compra de 2 propriedades por 8,5M euros que continuam, em cada dia que passa, a dar um prejuízo monumental. Todos sabemos quanto custa o dinheiro.
Depois o Mercoalcobaça é outra história de contas mal contadas. Porque é que, ainda, não conseguiram acabar com a régie-cooperativa?
4.Finalmente, relevamos mais 2 “buracos” financeiros que não podemos ignorar: os encargos da expropriação desencadeada à propriedade da empresa Raimundo & Maia, bem como a indemnização que essa empresa reclamou.
Como vamos resolver?
Com uma gestão renovada de esquerda, unindo e agindo, sem despesas supérfluas, sem assessores, com os trabalhadores do município e dos Serviços bem motivados.
Podemos resolver as finanças, fazer crescer a indústria, o comércio local, o turismo, o emprego, desenvolver a cultura e os seus consumos, obra e ação e identidade do nosso município.
Vamos fazer de Alcobaça Terra que abraça, as causas e as pessoas!!!
Pel’ A Comissão Coordenadora da CDU,
Vanda Furtado Marques,
candidata a Presidente da Câmara
João Paulo Raimundo,
candidato a Presidente da Assembleia Municipal
































