CDS/PP ALCOBAÇA – A nova sede da Junta de Freguesia de Alcobaça

0
551

O CDS/PP está farto de promessas quanto ao novo local para a Sede de Freguesia de Alcobaça, por parte dos sucessivos executivos camarários do PSD. Não podemos cruzar os braços ou adiar uma decisão tão simples. Esta aqui apresentada é já conhecida do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça. É preciso pôr um ponto final, num problema que se arrasta há mais de 9 anos. Primeiramente prometeram a casa dos magistrados, mais recentemente, as instalações da Casa do Povo de Alcobaça, justificando que estes serviços passariam para um dos pavilhões do “Parque de Negócios”, o que não veio a acontecer.

Existe uma pequena verba da DGAL, Direção-Geral das Autarquias Locais, que nos foi concedida para esse fim. Esta está contemplada em orçamento na Junta de Freguesia de Alcobaça, mas com aplicação designada, exclusivamente, nas novas instalações da Sede de Freguesia.
A DGAL está a pedir-nos esclarecimento quanto à sua aplicabilidade/uso. No caso de não vir a ser usada é patente que a teremos de devolver, apesar dos nossos esforços para adiar esta decisão.
Para mim, tal cenário é um absurdo; pois temos uma sede de Junta de Freguesia que é uma vergonha, numas velhas e antigas instalações onde nem as reuniões da Assembleia de Freguesia se podem realizar com a mínima dignidade. Não há condições de comodidade e existe falta de espaço.
Nas instalações actuais, é impensável a instalação de eventuais gabinetes e/ou valências, que possam vir a prestar à comunidade serviços que concorram para minorar, melhorarem ou até resolver carências sentidas na Freguesia.
Razões mais que suficientes para que entendamos ser necessário, esta é a nossa prioridade, exigir parte do edifício da Escola Primária de Alcobaça, agora fechado, repito, agora fechado e a degradar-se, para a futura Sede da Junta de Freguesia de Alcobaça.
Além do mais, utilizar essa pequena verba, orçamentada para esse fim, daria inicialmente para as modificações e adaptações necessárias para instalar a nova sede. Estas instalações mais condignas permitiam há Junta de Freguesia de Alcobaça, prestar mais e melhores serviços à população.
Esta é mais uma prioridade que o CDS/PP quer ver resolvida com a urgência que se impõe. Não aceitamos a devolução da dita quantia à DGAL, por mais pequena que seja. Também não aceitamos mais o adiamento constante, por parte deste executivo camarário, na resolução dum problema que afinal incomoda todos os alcobacenses, sendo uma ofensa à Cidade de Alcobaça.
Este é o nosso compromisso.

- publicidade -

Luís Querido
Tesoureiro da Junta de Freguesia de Alcobaça
Eleito pelo CDS/PP

- publicidade -