No passado Governo de José Sócrates, para além da intervenção para salvar a praia da Foz do Arelho, regularizando a chamada aberta (canal que faz a ligação da Lagoa ao mar), na Lagoa de Óbidos, pouco ou nada se fez para combater o assoreamento e a poluição. É certo que a poluição continua, em grande parte, a ser da responsabilidade das Câmaras de Caldas e de Óbidos, sobretudo da de Caldas, liderada pelo Dr. Fernando Costa, mas, no geral, o Governo de José Sócrates esteve-se nas tintas para os graves problemas de assoreamento e ambientais que se vivem na Lagoa de Óbidos. A draga que lá está, sem trabalhar, é como que um monumento à incúria.
Mas havendo um novo Governo PSD/CDS, com a ministra Assunção Cristas (eleita deputada pelo distrito de Leiria), na pasta do Ambiente, que antes de eleita não foi parca em promessas (ainda que o Governo tenha só quase três meses), há que lhe começar a pedir contas. Para quando o começo das dragagens na Lagoa, para procurar inverter a situação de assoreamento?
E por outro lado, será que o PSD caldense e o CDS local, agora Governo, serão capazes de repetir as acções públicas, de pressão política, que no passado recente realizaram para salvar a Praia da Foz do Arelho e a Lagoa, tal como fizeram no passado recente com Governo PS? Ou, pelo contrário, agora que dominam todos os poderes (governativo e autárquico), vão-se esquecer da Lagoa de Óbidos, deixando-a agonizar, lentamente?!…
A Lagoa de Óbidos é uma dádiva da natureza à nossa região, que para além de ser uma maravilha paisagisticamente, é um fantástico eco-sistema, muito rico em espécies animais (piscícolas e não só), de que depende a sobrevivência de muitas pessoas (pescadores e mariscadores). Isto para além do seu potencial turístico ainda estar aquém do que poderia esperar-se.
Salvar a Lagoa é um imperativo local e nacional. Daí que os quatro parlamentares, na Assembleia da República, oriundos ou residentes nas Caldas da Rainha tenham responsabilidades acrescidas, nesta luta pela jóia, que é a Lagoa de Óbidos. E oxalá que brevemente o meu presságio, em título (Com PS, PSD e CDS a lagoa apodrece!) seja ultrapassado pela acção do poder político, que resolveria reparar que a Lagoa existe, mas, que, como está existe mal, estando doente, muito doente.
Fernando Rocha
Deputado Municipal do BE nas Caldas da Rainha
































