Início Institucional BE/CALDAS – Com PS, PSD e CDS a lagoa apodrece!

BE/CALDAS – Com PS, PSD e CDS a lagoa apodrece!

0

No passado Governo de José Sócrates, para além da intervenção para salvar a praia da Foz do Arelho, regularizando a chamada aberta (canal que faz a ligação da Lagoa ao mar), na Lagoa de Óbidos, pouco ou nada se fez para combater o assoreamento e a poluição. É certo que a poluição continua, em grande parte, a ser da responsabilidade das Câmaras de Caldas e de Óbidos, sobretudo da de Caldas, liderada pelo Dr. Fernando Costa, mas, no geral, o Governo de José Sócrates esteve-se  nas tintas para os graves problemas de assoreamento e ambientais que se vivem na Lagoa de Óbidos.  A draga que lá está, sem trabalhar, é como que um monumento à incúria.

Mas havendo um novo Governo PSD/CDS, com a ministra Assunção Cristas (eleita deputada pelo distrito de Leiria), na pasta do Ambiente, que antes de eleita não foi parca em promessas (ainda que o Governo tenha só quase três meses), há que lhe começar a pedir contas.  Para quando o começo das dragagens na Lagoa, para procurar inverter a situação de assoreamento?
E por outro lado, será que o PSD caldense e o CDS local, agora Governo,  serão capazes de repetir as acções públicas, de pressão política, que no passado recente realizaram para salvar a Praia da Foz do Arelho e a Lagoa, tal como fizeram no passado recente com Governo PS? Ou, pelo contrário, agora que dominam todos os poderes (governativo e autárquico),  vão-se esquecer da Lagoa de Óbidos, deixando-a agonizar, lentamente?!…
A Lagoa de Óbidos é uma dádiva da natureza à nossa região, que para além de ser uma maravilha paisagisticamente, é um fantástico eco-sistema, muito rico em espécies animais (piscícolas e não só), de que depende a sobrevivência de muitas pessoas (pescadores e mariscadores).   Isto para além do seu potencial turístico ainda estar aquém do que poderia esperar-se.
Salvar a Lagoa é um imperativo local e nacional.   Daí que os quatro parlamentares, na Assembleia da República,  oriundos ou residentes nas Caldas da Rainha tenham responsabilidades acrescidas,  nesta luta pela jóia, que é a Lagoa de Óbidos.  E oxalá que brevemente o meu presságio, em título (Com PS, PSD e CDS a lagoa apodrece!) seja ultrapassado pela acção do poder político, que resolveria reparar que a Lagoa existe, mas, que, como está existe mal, estando doente, muito doente.

Fernando Rocha
Deputado Municipal do BE nas Caldas da Rainha

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.