Foi há 25 anos que pela primeira vez se fizeram ouvir as Promessas de Escuteiros no Agrupamento 909 de Alfeizerão. Corria o ano de 1986. Impulsionado pelo padre António Gomes Marques, começaram a reunir-se inscrições como intuito de formar um agrupamento de escuteiros. Ainda nesse ano dava entrada na Junta de Núcleo do Oeste as propostas de três candidatos a dirigentes: Célia Oliveira, Elsa Simões e Leonel Ribeiro.
É no final de Janeiro de 1988 que se realiza o primeiro acampamento em conjunto com o Agrupamento 58, de Alcobaça.
Em Setembro de 1989 são admitidas as primeiras raparigas para lobitos e exploradores!
Ao longo destes 25 anos, este agrupamento participou em múltiplas actividades nacionais e internacionais, como por exemplo os 21º e 22º Jamborees Mundiais, ACANUC (Acampamento de Núcleo), ACANAC (Acampamento Nacional), ao Centro Escutista de Kandersteg na Suíça, Festivais Escutistas, ACAGRUP (Acampamento de Agrupamento), 2ª Caçada a Assis em Itália, etc.
Até à data, contou com três chefes de agrupamento: Leonel Ribeiro, Marco Faustino e Joaquim Vizoso, e com três Assistentes de Agrupamento: os párocos António Gomes Marques, Inácio Belo e Joaquim Vieira Gonçalves.
Actualmente o Agrupamento conta com 24 lobitos, 20 exploradores, 11 pioneiros, 7 caminheiros e 14 dirigentes.
No passado dia 2 de Junho foi celebrado o 25º aniversário do Agrupamento. Para assinalar a data, fizeram promessa quatro lobitos, um explorador, dois pioneiros, dois caminheiros e uma dirigente, a Inês Bento, que fez o seu percurso de escuteira sempre neste Agrupamento, desde os exploradores.
Após a celebração eucarística, seguiu-se um almoço partilhado no Centro Pastoral, visita à sede e demais espaços do Agrupamento.
Citando o actual chefe de Agrupamento, Marco Faustino: “foram 25 anos a caminhar em comunidade! Uma comunidade que ultrapassa em muito os limites da freguesia de Alfeizerão, mas que sempre soube receber todos os que aqui querem fazer caminho!
Claro que com momentos bons e maus, com altos e baixos, mas com a ajuda de todos, o caminho foi-se fazendo!”
Agora, venham pelo menos mais 25 anos, com a motivação e entusiasmo a que sempre os elementos do 909 nos habituaram!
Joaquim Vizoso
































