Agrupamento de Escolas Fernão do Pó

0
843

Untitled-5Entre os dias 3 e 5 de junho de 2014, os alunos do 1º ciclo e do pré-escolar do concelho do Bombarral não tiveram mãos a medir tal foi o número de atividades que tiveram ao seu dispor na festa de encerramento do ano letivo.
Organizado pelo Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (AEFP), o evento teve lugar no Centro Escolar do Bombarral, tendo a abertura do mesmo acontecido na manhã da passada terça-feira, dia 3 de junho.
Após a interpretação do hino do agrupamento pelos alunos presentes, Emanuel Vilaça, diretor do AEFP, usou da palavra para dirigir alguns agradecimentos, nomeadamente às entidades que disponibilizaram para participar no evento, e para garantir que esta festa se irá repetir nos próximos anos.
Seguiu-se a intervenção do presidente da Câmara Municipal do Bombarral, José Manuel Vieira. Recordando o facto do Centro Escolar estar a completar o primeiro ano de atividade, o autarca aproveitou para agradecer a dedicação de todos os profissionais deste estabelecimento de ensino, sublinhando o seu empenho na resolução dos problemas que foram surgindo ao longo do ano letivo.
Acompanhada pelo coordenador do Centro Escolar, Luís Camilo Duarte, a comitiva, da qual também fizeram parte os presidentes da Juntas de Freguesia, pôde de seguida contactar com as várias atividades programadas para festa de encerramento do ano letivo.
À semelhança de outras ocasiões festivas, uma das entidades presentes foi a Guarda Nacional Republicana, através de secção de programas especiais, que proporcionou aos petizes passeios a cavalo, dinamizou a pista de trânsito e disponibilizou a equipa cinotécnica.
Presentes estiveram também a Associação Amigo Fiel – Associação Protetora dos Animais do Bombarral, o Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Montejunto, bem como a empresa Águas do Oeste.
Quem também se associou ao evento foi a empresa bombarralense “Mestre Alex”, que levou até ao Centro Escolar vários brinquedos de madeira, com os quais os alunos puderam brincar.
No entanto, o “brinquedo” de que os petizes mais gostaram foi sem dúvida o comboio de madeira (a bateria), onde puderam dar uma voltinha pelo recinto.
Ao longo dos três dias a pequenada teve ainda a oportunidade de contactar com algumas profissões, entre as quais duas que hoje em dia já não são muito usuais: o sapateiro e o metalúrgico.
No recinto foi igualmente montada uma “padaria”, onde as crianças puderam colocar, literalmente, as mãos na massa, para depois degustarem um delicioso pão quente com chouriço. A azulejaria foi outra das atividades integradas no programa da festa de encerramento do ano letivo, tendo os petizes aprendido com o professor Mário Morgado a arte de pintar azulejos.
Na programação do evento esteve também a biblioteca escolar, tendo a professora bibliotecária Clara Santos contado a história da “Borboleta sem asas”, da autoria de Esther de Lemos, escritora de literatura infantil natural do Carvalhal, onde nasceu em 1929.
Como referido anteriormente, nestes três não houve mãos a medir, sendo que para além das atividades já referidas, a pequenada ainda teve oportunidade de brincar nos insufláveis, de passear de pónei, de experimentar a parede de escalada ou de passar pelo espaço das pinturas faciais.

Agrupamento de Escolas Fernão do Pó

- publicidade -