Uma aventura… na Bordalo 2014
O projecto do campo de férias que decorreu durante duas semanas na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro foi concluído com êxito. Crianças dos 10 aos 13 anos desenvolveram diferentes actividades em diversas áreas das ciências, das tecnologias, do desporto, da escrita e das artes. Algumas surpresas constituíram um desafio para todos, como por exemplo o workshop de culinária e a cozinha molecular. De forma lúdica e descontraída, os participantes exploraram diferentes domínios do saber que tornaram estas duas semanas uma etapa inesquecível das férias de verão. O entusiasmo com que todos (alunos, professores, funcionários, crianças) participaram nas tarefas e os testemunhos que foram registando diariamente, bem como o feedback dos pais, fazem com que fique a vontade que se repita no próximo ano.
Gostaríamos de partilhar o testemunho escrito que alguns pais nos fizeram chegar sobre esta iniciativa.
“Terminadas as aulas, começam as nossas preocupações sobre o que os nossos pequenos vão fazer durante as semanas que faltam até às nossas próprias férias. Nos últimos anos têm vindo a surgir opções interessantes, na cidade das Caldas da Rainha. Um pouco por todo o lado surgem propostas de semanas de férias, semanas desportivas, semanas de artes… Mas esta “Aventura… na Bordalo” conseguiu reunir numa semana o que todas têm em separado: as ciências, as artes, o desporto, as tecnologias, a escrita criativa, os jogos tradicionais e até a culinária… um espaço fantástico e um preço acessível às nossas bolsas!
(…) A Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, na figura dos professores envolvidos neste projecto, investia diariamente, com qualidade, rigor, motivação e entusiasmo nas várias tarefas e actividades. No final do dia, era bom chegar a casa e ouvir contar o que tinham feito e de como tinha sido bom aprender sobre determinado assunto ou ter realizado determinada actividade:
“Mãe, mãe, fizemos gelado com azoto líquido!”; “Mãe, mãe, construímos fantoches com papel de jornal e material reciclável!”; “Olha, mãe, fizemos jogos matemáticos e foi fixe!”; “Mãe, nem sabes, imaginar uma história a partir daquelas imagens e escrevê-la no computador é muito fácil!”; “Mãe, amanhã preciso de um avental, porque vamos ser ‘petit chef’. Vamos fazer piza para o nosso almoço e outras coisas para o lanche com os pais!”
Na sexta-feira, todos os pais foram convidados a participar num lanche de encerramento das actividades, e lá aparecemos nós para degustarmos as “iguarias” preparadas pelos nossos pequenos. (…) O objectivo de os ter mantido ocupados, “das 9 às 5”, com actividades diferentes e que lhes permitiu experimentar diferentes áreas do saber, tinha sido atingido. Sem falar do espaço e dos recursos materiais, que são, de facto, os melhores.
Agradecemos à Escola Secundária Bordalo Pinheiro por esta iniciativa e reconhecemos o mérito aos professores que deram de si para que este projecto fosse possível. Não será fácil gerir tudo isto e manter as suas funções e tarefas nas várias estruturas da escola. Aqui parece ainda não ter chegado o fantasma da desmotivação da classe docente, pois trabalha-se com gosto e com um sorriso no rosto.
Contamos convosco no próximo verão! Contem com os nossos filhos também! Obrigada!”
Os professores do projecto “Uma Aventura na Bordalo”

































