No Etna João Almeida entrou no top10

0
348

O caldense João Almeida chegou hoje integrado no grupo dos principais candidatos à geral e conseguiu conquistar três posições, entrando no top10, para a oitava posição da geral. O português mostrou-se em bom plano, mas não atacou, chegando em 10º na dura subida ao vulcão no monte Etna.

O alemão Lennard Kamna (BORA) foi o vencedor da etapa, mas foi Juan Lopez Perez (Trek Segafredo) quem assumiu a maglia rosa, depois de Van der Poel (Alpecin-Fenix), que a tinha vestido nos três primeiros dias e que não é um especialista na alta montanha, optar por não se desgastar a disputar a geral e sim por conquistar mais etapas. Nesse momento percebeu-se logo que iriam haver mudanças na rosa. Os dois primeiros acabaram por se juntar numa fuga, conquistando um a etapa e outro a geral, sendo o pódio fechado por Taaramae (Intermarché-Wanty).

Van der Poel manteve a maglia Ciclamino, dos pontos, e Kamna passou a envergar a camisola azul, da montanha. Já a branca, dos jovens, pertence para já ao homem que lidera a classificação geral, pelo que será vestida pelo segundo na classificação dos jovens, Mauri Vansevenant (Quick-Step Alpha Vinyl), que é seguido pelo jovem ciclista de A-dos-Francos, chefe de fila da UAE Emirates para o Giro deste ano, que se encontra agora a dois minutos da rosa.

- publicidade -

Esta quarta etapa decorreu depois de um dia de pausa para a transferência da caravana do Giro da Hungria, onde se disputaram as primeiras três etapas, para Itália. Decorreu na Sicília, com início em Avola, passando pela capital do barroco italiano, Noto, por Pantalica e Vizzini.

A etapa terminou no Rifugio Sapienza, como já aconteceu anteriormente, mas a subida final foi original, começando em Biancavilla e cruzando com a Strada Milia, como aconteceu em 2018. Depois do observatório de astrofísica, o pelotão encontrou a estrada que vem de Nicolosi no caminho para o final tradicional no Rifugio Sapienza.

O final de hoje era uma subida de alta montanha, a terminar uma tirada de 172 quilómetros com uns impressionantes 3500 metros de acumulado.

- publicidade -