A etapa 12 do Giro fica para a história do ciclismo mundial como a primeira ganha por um ciclista negro africano numa das três grandes voltas do World Tour. Biliam Girmay (Intermarché Wanty Gobert Materieux), da Eritreia, venceu com um sprint impressionante com o neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecine Fenix). Mas João Almeida (UAE) também esteve em destaque, com um 9º lugar que representa um 23º resultado de top 10 em grandes voltas, registo que apenas é superado por um ciclista na atualidade, o esloveno Primoz Roglic.
A etapa 10, que ligou Parma a Génova, teve uma primeira parte plana, mas incluiu, na segunda metade, três contagens de montanha de 4ª categoria que fez uma seleção, colocando um lote restrito de ciclistas na luta pela vitória, entre eles todos os candidatos à vitória na geral.
João Almeida chegou a aparecer bem colocado dentro do quilómetro final, mas abdicou de um sprint no qual teria poucas hipóteses para triunfar contra os sprinters que restavam. Com 4 ciclistas no grupo da frente, a Intermarché preservou Girmay para conseguir uma vitória muito almejada e que fica para a história. De registar, inclusivamente, o gesto de Mathieu van der Poel a reconhecer a superioridade de Girmay no sprint ainda antes de ambos cortarem a meta.
Na geral, Juan Pedro Lopes (Trek Segafredo) mantém a liderança presa por 12 segundos sobre João Almeida.


































