João Almeida assume liderança na juventude

0
453

João Almeida (UAE Team Emirates) assumiu este sábado a liderança do prémio juventude do Giro, numa etapa de montanha que baralhou as contas na frente. Richard Carapaz (Ineos Grenadier) é o novo camisola rosa.

Foi uma etapa dura para o ciclista de A-dos-Francos, que voltou a sentir algumas dificuldades para acompanhar o ritmo da frente da corrida nos planos mais inclinados, mas voltou a mostrar enorme resiliência para recolar, mantendo-se bem dentro da corrida à vitória.

No entanto, um ataque do colombiano Richard Carapaz numa das últimas subidas do dia ajudou a definir o que seria a classificação final da etapa e as mudanças na classificação geral.

- publicidade -

O colombiano da Ineos acabou por ser apanhado por Simon Yates (Bike Exchange), que acabou por vencer, Jay Hingley (Bora-Hansgrohe) e Vicenzo Nibali (Astana), que acabaram por ter papel decisivo, sobretudo na fase de descida.

João Almeida, na companhia de Pozzovivo (Intermarché Wanty), conseguiu aproximar-se bastante na subida, mas na descida acabou por perder algum tempo.

Yates venceu isolado com 15 segundos de vantagem sobre Hindlay, Carapaz e Nibali, com Pozzovivo a cruzar a meta 28 segundos após Yates e João Almeida a 39 segundos.

Na geral, Carapaz assumiu a liderança, com Hindlay em segundo a 7 segundos e João Almeida terceiro a 30 segundos e Mikel Landa (Bahrein) a 59. João Almeida passou, também, a ser dono de pleno direito da camisola branca de líder da juventude, que tem envergado por “empréstimo” de Juan Pedro Lopez.

No final da etapa, o caldense disse estar “satisfeito com a minha performance de hoje. Estive a maior parte da etapa na perseguição e foi difícil, mas creio que foi o mesmo para toda a gente. As diferenças na classificação geral ainda são curtas, por isso tudo é possível, só precisamos de continuar a lutar”.

O ciclista da UAE adiantou que domingo será “mais uma etapa dura”.

- publicidade -