A terceira etapa do Giro d’Italia deste ano terá início em Kaposvar e terminará, 201 quilómetros depois, em Balatonfured, na Hungria. A tirada decorre ao redor do lago Balaton, conhecido como o mar húngaro.
O percurso inicia-se em direção ao lago, por estradas onduladas. Depois de Nagykanizsa sobe em direção a Balaton, com uma subida final na Abadia de Tihany. Os últimos quilómetros são, conforme a organização descreveu, virtualmente planos. Passando a península de Tihany, os ciclistas seguirão a costa e encontrarão uma pequena descida no último quilómetro, sendo que os 500 metros finais da etapa sobem quase impercetivelmente até à meta. Prevê-se bom tempo, com temperaturas acima dos 20 graus. A partida será às 11h15 (hora portuguesa).
Esta é a última etapa naquele país, antes de um dia de pausa do Giro, para a viagem até Itália, onde decorrerá a quarta etapa, a primeira em solo italiano, logo com um final em subida no monte Etna (onde, na primeira edição em que participou, e logo à terceira etapa, João Almeida ganhou a maglia rosa que manteria por duas semanas).
No final das três semanas do Giro d’Italia cada ciclista do pelotão terá percorrido um impressionante total de mais de 3445 quilómetros.


































