O turismo do futuro – A Cidadania e a dimensão Europeia da Educação

0
898

A adesão de Portugal à União Europeia, que este ano comemora o 33º aniversário, resultou de um consenso nacional, protagonizado pelos líderes dos maiores partidos portugueses e carrega consigo um conjunto de investimentos em diversas áreas que permitiram um salto qualitativo inquestionável, nomeadamente, na modernização da indústria, na qualidade e extensão da rede viária, na qualificação das pessoas, entre muitos outros.
Parece- nos inevitável este salto qualitativo, mas também nos parece razoável admitir que a integração no projeto europeu tornou o nosso percurso mais rápido e eficaz.
Este projeto de paz e liberdade, está sustentado num conjunto de valores, comuns aos países que a compõem, que importa conhecer e valorizar: dignidade do ser humano, liberdades individuais (expressão, religião, informação…), liberdade de circulação, igualdade perante a lei, respeito pelos direitos humanos,….
A educação para a cidadania, assume hoje particular relevância, pois ela traduz-se na formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que exercem os seus direitos e deveres, com respeito pelos outros, e com espirito crítico e criativo.
A educação para a cidadania, inclui a dimensão europeia da educação, e contribui para a formação dos jovens no projeto de construção europeia, contribuindo para a sua participação, reforçando a proteção dos seus direitos e deveres, fortalecendo a identidade e valores europeus, permitindo aos jovens assumirem a cidadania europeia como complementar à cidadania portuguesa.
Assim, assumimos a cidadania e a dimensão europeia da educação como fundamental para os nossos alunos, futuros técnicos qualificados para o setor do turismo e trabalhamos conteúdos nas áreas curriculares e extra curriculares, para um melhor conhecimento da União Europeia, nomeadamente, das suas Instituições, do património natural e cultural dos diferentes países e dos problemas que a europa enfrenta, entre outros.
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste participa ativamente em vários programas, nomeadamente, concurso Euro escola e é uma das três escolas da região Oeste que se candidatou a ser “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu”.
Ao longo do ano têm sido desenvolvidas várias iniciativas de promoção dos valores europeus, e de divulgação do projeto europeu, nomeadamente, Workshops, sessões de esclarecimento, almoços temáticos e fecharemos as atividades com a comemoração do dia 9 de maio, dia da Europa, sendo de destacar a motivação e empenho dos alunos nas várias iniciativas.
Os nossos alunos participam em alguns programas financiados pela União Europeia, no âmbito do Erasmus + e sabemos que a maioria dos cursos profissionais em Portugal, são financiados pela União Europeia e sabemos que a qualificação de técnicos intermédios é fundamental para a renovação e qualificação dos recursos humanos das empresas, nomeadamente no setor do turismo.
Sendo Portugal um dos melhores destinos da europa, e havendo turistas com hábitos e culturas tão diversos, a consciência cívica, a dimensão europeia e a capacidade de abertura ao mundo e a outras culturas, a par das competências pessoais e técnicas, serão certamente competências importantes para os profissionais do setor do turismo.

Ana Cristina Fróis Figueiredo e Silva
Professora de Integração Social e Cultural
Coordenadora dos projetos, Parlamento dos Jovens, Escola Embaixadora do Parlamento Europeu e Concurso Euro Escolas.
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

- publicidade -